Translate

domingo, 5 de agosto de 2012

Façamos como Jesus fazia.


Versículos Sl 51:01-04; 10-13, Pv 12:17; 16:06, Is 06:05, Mt 06:33, Mc 05:33-34 e Hb 01:09.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 03/08/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer (I Co 01:10 – NVI).

Estar unido com o Senhor Jesus em um mesmo pensamento significa, em outras palavras, fazer a mesma coisa, e da mesma forma, que Ele próprio fazia. Agindo dessa forma estaremos concordando com aquilo que Ele falou, não ocorrendo divisão (diferentes pensamentos ou entendimentos) entre nós e o Senhor, pois Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos (Jo 08:31). Além disso, como poderemos andar com Jesus se não concordarmos com o que Ele nos ensinou, pois, porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo (Am 03:03)?

Jesus disse: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai” (Jo 14:12). Crer, acreditar no Senhor significa estar unido a Ele em um mesmo pensamento e num mesmo parecer, ou seja, tudo aquilo que Ele fazia, o jeito como era, as atitudes que tomava devem ser exemplo para nós de como devemos fazer, agir, ser.

Vamos a exemplos de como devemos proceder, nas mais diversas áreas de nossas vidas, que o Senhor nos deixou.

E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados (Mt 09:01-02). Essa passagem é muito conhecida, possui uma série de ensinamentos que veremos superficialmente nessa mensagem, pois nosso foco de estudo é outro hoje.

Jesus, antes de tomar qualquer atitude em relação àquele homem paralítico, inicialmente, olhou para a Fé daqueles que o traziam. Será que não é esse o motivo para não termos nossas orações atendidas? Será que o Senhor está enxergando a Fé o suficiente para entrar em ação nas nossas vidas? Na seqüência, o Senhor pede para o homem ter bom ânimo e, em seguida, perdoa os seus pecados. Mais um ensino para nós. Será que estamos com bom ânimo, animados, felizes com a possibilidade de ter nossos pecados perdoados, ou algo “sórdido” que nos dá lucro, prazer, etc, ainda está escondido em nossos corações e estamos tristes por ter que abandonar isso?

E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações (Mt 09:03-04)? Não podemos esquecer que Jesus conhece os nossos pensamentos. Portanto, de nada adianta querermos a nossa libertação de algo da boca para fora, se em nossos pensamentos ela permanecer presente.

Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa (Mt 09:05-06).
Jesus nos ensina nessa passagem que Ele tem o poder, tanto para perdoar os nossos pecados, quanto para nos curar de qualquer enfermidade. Ora, então por que não nos dirigimos ao mal que nos ataca e Em Nome de Jesus o repreendemos e ordenamos a sua retirada de nossas vidas?

O apóstolo Pedro viu a maneira como o Senhor agia e fez a mesma coisa. Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo. Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola. Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: "Olhe para nós!" O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa. Disse Pedro: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande" (At 03:01-06 – NVI). Pedro creu em Jesus e fez conforme a Palavra que o próprio Senhor havia dito, as mesmas coisas que Ele.

Pode ser que esse seja o problema de alguns entre nós. Talvez estejamos orando para que, um dia, o Senhor tenha misericórdia de nosso sofrimento e, por piedade, estenda a Sua mão para nos abençoar. Não! O Senhor nos deixou esse poder, basta crermos em Sua Palavra, estarmos em um mesmo parecer com Ele, e partirmos contra o inimigo Em Nome de Jesus, assim como fez Pedro.

Vejamos mais um exemplo ocorrido com Pedro. E aconteceu que, passando Pedro por toda a parte, veio também aos santos que habitavam em Lida. E achou ali certo homem, chamado Enéias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico. E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou (At 09:32-34). Nesses dois exemplos estudados, vimos que Pedro apenas utilizou-se daquilo que havia aprendido com Jesus para que o milagre ocorresse com o homem da porta Formosa e com Enéias. Porém, nem sempre as coisas devem ser feitas da mesma maneira, pois nem toda a libertação é igual, nem todos os milagres acontecem da mesma forma. Às vezes, algo que dá certo para uma determinada pessoa (um jejum, uma corrente, etc), não funciona para outra, pois não é daquela forma que Deus a orienta fazer.

E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado. E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel (Mt 09:32-33). Nos casos anteriormente estudados, em algum momento, vimos Pedro se dirigir ao demônio? Não! Mas nesse caso, especificamente, Jesus expulsou o demônio do mudo, e esse passou a falar. Obviamente que nem todo mudo é endemoninhado, ao contrário, existem alguns tão cheios do Espírito Santo que são verdadeiras bênçãos nos ambientes e lugares que freqüentam. Porém, nessa situação em particular, tratava-se de uma pessoa muda e possuída por um espírito maligno.

Em um outro caso, Jesus agiu de forma semelhante. Quando chegaram onde estava a multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: "Senhor, tem misericórdia do meu filho. Ele tem ataques e está sofrendo muito. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo". Respondeu Jesus: "Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino". Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino e, desde aquele momento, ele ficou curado (Mt 17:14-18 – NVI). Mais uma vez Jesus expulsou o demônio para que o milagre chegasse à vida de uma pessoa, não é mesmo? Não!

Como vimos no início do parágrafo, Jesus agiu de forma semelhante, mas não igual, pois no caso anterior, Ele expulsou (fez sair a força, de maneira vergonhosa) o demônio, já nesse caso Ele repreendeu (censurou, admoestou energicamente) o inimigo. São duas situações aparentemente iguais, mas diferentes entre si. É justamente por causa dessas “pequenos” detalhes, os quais muitas vezes não prestamos atenção, que muitas vezes, não alcançamos o milagre que precisamos. Temos que prestar toda a nossa atenção nas orientações que o Senhor nos dá, cada vírgula, cada acento, pois neles está embutido o Poder de Deus que nos trará a libertação.

Em outra situação, porém, Jesus agiu de maneira completamente diferente. Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela. Estando ele em pé junto dela, inclinou-se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi-los (Lc 04:38-39 – NVI). Agora, Jesus se dirigiu diretamente à febre da sogra de Simão e a repreendeu. Portanto, temos que ter discernimento para saber quando devemos agir e de que forma. Caso não tenhamos isso, peçamos ao Senhor que nos capacite com essa virtude e com a Sua sabedoria para sabermos como agirmos em cada caso.

Retomando o início da mensagem. Paulo então, nos suplica, Em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, a todos que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo" (I Co 01:11-12 – NVI). Não importa a qual rótulo denominacional pertençamos, todos nós somos membros de um só corpo que é o de Jesus, não há porque ocorrer contendas entre os irmãos porque a igreja “a” possui mais membros, a “b” possui mais propriedades, etc. Isso tudo é uma tremenda bobagem, pois o nosso foco maior deve ser o de ganhar almas para Jesus, pois acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo (I Co 01:13 – NVI)?

Dou graças a Deus por não ter batizado nenhum de vocês, exceto Crispo e Gaio; de modo que ninguém pode dizer que foi batizado em meu nome. (Batizei também os da casa de Estéfanas; além destes, não me lembro se batizei alguém mais.) Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus, pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus (I Co 01:14-18 – NVI). Oh, Aleluia Senhor!
Portanto, sejamos todos de um mesmo parecer, seja entre nós, mas, principalmente, com Jesus. Aprendendo com Ele, faremos como Ele fazia e o resultado será o mesmo. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário