Translate

domingo, 19 de agosto de 2012

Proclamemos a nossa promessa.


Versículos Gn 28:05-17; 32:24-29, Sl 02:07 e 107:19.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 18/08/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei (Sl 02:07).

Proclamar um decreto do Senhor significa publicar, promulgar, afirmar com ênfase, tomar posse de toda e qualquer promessa que o Senhor Deus fez a nós, Seus filhos, através de Sua Palavra, pois Ele nos gerou para andar em uma nova vida, de acordo com as Suas ordenanças.

Para esclarecer melhor isso, vejamos algo que ocorreu com Jacó, e que será bastante esclarecedor em relação ao entendimento desse estudo.

Assim despediu Isaque a Jacó, o qual se foi a Padã-Arã, a Labão, filho de Betuel, arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú. Vendo, pois, Esaú que Isaque abençoara a Jacó, e o enviara a Padã-Arã, para tomar mulher dali para si, e que, abençoando-o, lhe ordenara, dizendo: Não tomes mulher das filhas de Canaã; e que Jacó obedecera a seu pai e a sua mãe, e se fora a Padã-Arã; vendo também Esaú que as filhas de Canaã eram más aos olhos de Isaque seu pai, foi Esaú a Ismael, e tomou para si por mulher, além das suas mulheres, a Maalate filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nebaiote (Gn 28:05-09).

Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã; E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar. E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; e eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; e a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; e eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado. Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia. E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus (Gn 28:10-17).

A promessa de Deus para Jacó era que a terra onde ele estava deitado descansando seria dada à sua descendência, que seria tão grande quanto a quantidade de pó que havia naquele lugar, estendendo-se por todos os lados. Além disso, o Senhor afirmou que guardaria Jacó por todos os lugares que ele fosse, além de abençoar todas as famílias da terra, através dele. E qual é a promessa que o Senhor fez para cada um de nós e que ainda não se cumpriu? A de abençoar a nossa casa, a nossa família, os nossos negócios? Ora, proclamemos ao Senhor para que essa promessa se torne uma realidade em nossas vidas. Mas alguém pode dizer: “Eu tenho proclamado por tanto tempo e não tenho obtido resposta. Acho melhor desistir e deixar as coisas como estão”.

E quem disse que a promessa será facilmente alcançada? Veremos, na seqüência, que a de Jacó só veio com muito custo e após um período de aproximadamente 20 anos.

E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. Quando o homem viu que não poderia dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam. Então o homem disse: "Deixe-me ir, pois o dia já desponta". Mas Jacó lhe respondeu: "Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes". O homem lhe perguntou: "Qual é o seu nome? " "Jacó", respondeu ele. Então disse o homem: "Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu". Prosseguiu Jacó: "Peço-te que digas o teu nome". Mas ele respondeu: "Por que pergunta o meu nome?” E o abençoou ali (Gn 32:24-29 – NVI).

Oh irmãos, não é hora de abandonar a luta, permaneçamos na batalha até alcançarmos nossa vitória. Para alguns, a vitória é rápida, porém, para outros, a batalha é longa, mas o importante é que no final, ao lado do Senhor sempre alcançaremos a vitória, além do mais, a Palavra de Deus diz que o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hb 10:38).

Jacó esperou por 20 anos, lutou com um anjo até o amanhecer e ainda teve a sua coxa deslocada, ainda assim, permaneceu firme proclamando o decreto que o Senhor havia feito a seu respeito. Não importa se, durante a nossa batalha, tenhamos algumas fraturas ou contusões, ao alcançarmos a benção, a promessa de Deus para as nossas vidas veremos que valeu a pena.

Portanto, proclamemos a promessa que o Senhor fez a cada um de nós e aguardemos o tempo que for necessário para alcançarmos essa benção sobre as nossas vidas, nunca desistindo dela, assim como fez Jacó. Não importa o quão grave esteja a nossa situação, permaneçamos na batalha tendo em mente que na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da tribulação em que se encontravam (Sl 107:19 – NVI). Proclamando a promessa, a vitória será certa Em Nome de Jesus! Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário