Translate

domingo, 19 de agosto de 2012

Vivamos da Fé.


Versículos Is 55:11, Jr 01:12, Mt 24:35, Rm 10:38-39; 06:02, Hb 10:38-39 e 11:01-06.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 17/08/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hb 10:38).

O versículo acima nos ensina que o justo (o que pratica a justiça, a Palavra de Deus) viverá da Fé, ou seja, não precisa buscar nenhum outro “complemento” à sua dieta espiritual, senão a sua Fé no Senhor.

Mas o que é a Fé? Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos (Hb 11:01 – NVI). Ou seja, mesmo que os sintomas indiquem que a doença persiste, que o cônjuge não tenha retornado para casa, que o filho(a) ainda esteja nas drogas, não devemos mudar a nossa oração e confiar naquilo que o Senhor declarou em Sua Palavra a respeito desse assunto.

Na seqüência dessa passagem, a Palavra esclarece mais a respeita da Fé e enumera pessoas que tiveram essa postura. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível. Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala. Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus (Hb 11:03-05 – NVI).

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam (Hb 11:06 – NVI). Isso quer dizer que, sem ter Fé de que aquilo que buscamos pode se tornar real, é inútil a busca por Deus, pois quem busca ao Senhor precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que O buscam, ou seja, sem Fé estamos declarando que o Senhor não existe ou que aquilo que Ele declara em Sua Palavra não é verdade. Isso é uma coisa muito séria, pois estamos dizendo que o Senhor é mentiroso ou uma mentira. Misericórdia Senhor!

Um exemplo de homem que agiu pela Fé foi o patriarca Abraão. Como está escrito: "Eu o constituí pai de muitas nações". Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem. Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: "Assim será a sua descendência". Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vitalidade. Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido (Rm 04:17-21 – NVI).

Abraão confiou na promessa feita por Deus que ele teria muitos filhos (tantos quanto a quantidade de estrelas no céu), ainda que sua idade – e a de sua esposa –  já estava avançada, seu corpo já estava enfraquecido, ele não atentou para isso, ao contrário, estava convencido (crendo no que lhe foi dito pelo Senhor) de que Deus é poderoso para cumprir aquilo que Ele o havia prometido.

Conosco deve acontecer o mesmo. Não importa se os sintomas agora estão se manifestando mais forte do que anteriormente, creiamos no que a Palavra declara a respeito a nosso favor. Nós somos o que a Bíblia fala que somos (curados, libertos, transformados, abençoados, etc, etc, etc.). Ainda que nossos problemas sejam vinculados à santidade, pois, quando menos prestamos atenção, lá estamos mais uma vez no pecado ou pensando em coisas mundanas. Se ainda não fizemos isso, entremos em oração diante do Senhor, contemos a Ele toda a verdade de que “aquilo é pecado, proibido, mas gostamos, nos dá prazer, etc” e confiemos que Ele nos libertará, pois a Sua Palavra diz que nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele (Rm 06:02)?

Não adianta, enquanto estivermos vivos as tentações e tentativas do inimigo de nos tirar da Presença de Deus acontecerão, esses desejos voltarão e tentarão fixar morada em nossos corações. Cabe a nós resistirmos às investidas do inimigo para que ele fuja de nós (Tg 04:07). Existe um ditado entre os Cristãos que é atribuído a uma menininha que diz: “Quando o diabo bate à minha porta, eu peço a Jesus para ir atendê-la”. Quem tem atendido a nossa porta?

A Palavra de Deus é igual ao “manual do proprietário” que as pessoas recebem ao adquirir um veículo. Lá estão todas as diretrizes necessárias para que o automóvel (a motocicleta, o caminhão, o barco, a aeronave, o ônibus, etc) funcione da melhor maneira e com o menor risco possível de contratempos, quebras ou acidentes, além de indicar quais são os serviços e ajustes necessários, caso haja algum defeito no transcorrer do percurso. Assim também é a Palavra, pois nEla estão todas as tratativas elencadas pelo Senhor Deus para que passemos por esse mundo com o menor risco possível de nos desviarmos, sofrermos com as investidas do inimigo ou nos perdermos eternamente, além de indicar como agir caso nos deparemos com um ataque do inimigo, afinal, Deus diz que assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei (Is 55:11 – NVI).

Em toda e qualquer Palavra que se está no interior das Escrituras, encontramos o poder necessário para cessar as ações do inimigo, pois o Senhor vela(vigia) para cumprir a Sua Palavra (Jr 01:12). Portanto, não há sequer uma letra “a” dentro da Palavra que não traga uma orientação para nos livrar do inimigo das suas ações (doenças, enfermidades, problemas familiares, etc). Além disso, o Senhor declara que o céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar (Mt 24:35), permaneceram para sempre, repletas do Poder Divino.

Dessa forma, como justos, vivamos da Fé em Jesus Cristo e não retrocedamos em qualquer batalha que aconteça, ao contrário, estejamos firmes e avancemos confiantes contra o inimigo na certeza de que o Senhor estará conosco no combate, já que nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos (Hb 10:39 – NVI). Nunca desistamos ou recuemos em nossas batalhas, mas sejamos como o rei Davi que perseguiu os seus inimigos, os alcançou; não voltou senão depois de tê-los consumido (Sl 18:37). Retroceder é assinar uma declaração pública de que o Senhor não é capaz e não possui poder suficiente para nos ajudar. É exatamente isso que o adversário quer que façamos. Não caiamos nessa armadilha. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário