Translate

domingo, 12 de agosto de 2012

O Espírito Santo sobre nossas vidas.

Versículos Mt 03:13-17, Lc 24:49, Jo 16:13; 17:17, At 01:08; 02:01-04; 10:38, Rm 06:02 e I Jo 02:06.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 10/08/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou (I Jo 02:06 – NVI).

Jesus Cristo, temos visto aqui, deve ser o exemplo maior a que todos os cristãos devem seguir. Obviamente que os bons ensinamentos deixados por Abraão, Moisés, José, Davi, Pedro, Paulo, Tiago, Elias, dentre tantos outros, devem ser também guardados em nossos corações, porém, o Poder necessário para nós salvar, somente Jesus tem. Portanto, imitá-Lo deve ser a nossa meta.

Mas como Jesus andava?  Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele (At 10:38).

Inicialmente, Jesus foi ungido com o Espírito Santo. Todos nós que estamos debaixo da autoridade de Deus, também precisamos do Santo Espírito, afinal, através dEle podemos fazer como Jesus fazia: o bem às pessoas e curando todos os oprimidos pelo inimigo, pois, somente com o Espírito sobre as nossas vidas que Deus estará conosco. Vejamos mais uma passagem para firmar mais o nosso entendimento sobre o Espírito Santo.

Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo (Mt 03:13-17). Com o Espírito sobre nós, seremos erguidos a filhos amados do Senhor e Ele se agradará, terá prazer, satisfação em cada um de nós e em tudo aquilo que fizermos ou necessitarmos desde que, obviamente, isso esteja de acordo com a Palavra.

Logo, o Espírito Santo é fundamental para desempenharmos os nossos papéis de filhos de Deus, pois receberemos a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre nós; e seremos Suas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra (At 01:08). Ou seja, com o Poder oriundo do Espírito, seremos testemunhas do Senhor em nossas famílias (Jerusalém), em nossas vizinhanças e/ou círculos de convivência (Judéia) e até mesmo entre aqueles que “não gostam” do Evangelho, ou até de nós mesmos (os samaritanos inimigos dos judeus).

O que mais a Presença do Espírito nos trás?  Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava (At 02:01-04 – NVI).

Outro fator importante que temos que levar em conta em referência ao Espírito Santo é que Ele nos capacita para sabermos como lidar com as mais diversas batalhas espirituais que venhamos a enfrentar, pois quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir (Jo 16:13 – NVI). Ou seja, o Espírito nos dá a capacidade de entregar a verdade através da Palavra de Deus, uma vez que, Ele santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo 17:17 – NVI).

A presença do Espírito em nossas vidas não permite que o inimigo entre em nossas vidas. em nossos corações pois, como Luz, não permite que a escuridão se estabeleça, e a Palavra nos diz que não há comunhão entre a luz e as trevas (II Co 06:14), ou seja, a Sua Presença não permite que o pecado entre e fixe morada em nossas vidas, já que estaremos mortos para o pecado e nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele (Rm 06:02)?

Portanto, vimos que o Espírito Santo é fundamental em nossas vidas, pois, através dEle, teremos a capacidade de andar como Jesus andou, levando a Palavra de Deus aos necessitados. Caso não tenhamos essa benção ainda sobre as nossas vidas, façamos tudo de acordo com a Palavra. Inicialmente, busquemos a Igreja que congregamos, nos batizemos nas águas para que o Senhor possa nos batizar com o Espírito Santo. Porém, até que isso aconteça (e depois também), não deixemos de buscar o Senhor e pedir Sua Proteção, já que eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder (Lc 24:49). Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário