Translate

domingo, 5 de agosto de 2012

Fiquemos na presença de Deus.


Versículos Lc 01:05-14, 18, 26-38 e At 01:08.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 24/09/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade (Lc 01:05-07).

Conforme fala o Santo Texto, Zacarias e Isabel eram pessoas justas perante Deus, seguiam os mandamentos e preceitos do Senhor, porém lhes faltava uma coisa: um filho. Essa é a realidade de muitos de nós, somos tementes à Palavra do Senhor, procuramos nos desviar das armadilhas do inimigo, mas nos falta algo, a alguns a saúde, a outros prosperidade, a outros a santidade, a outros até mesmo um filho. Zacarias, entretanto, embora não tivesse sua benção atendida, não se retirou da presença de Deus, visto que permaneceu exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso, e toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso. (Lc 01:08-10).

Devemos agir como Zacarias e não sair da presença de Deus, de Sua casa, mesmo que aparentemente as nossas orações não tenham sido atendidas. Não O abandonemos, pois assim como foi com o sacerdote, em Sua casa, em Sua presença, o Senhor nos encontrará e enviará um anjo (Lc 01:11), uma palavra, um auxílio para nos ajudar.

Zacarias, vendo o anjo, turbou-se, e caiu temor sobre ele, mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João e terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento (Lc 01:12-14). Ora, se estivermos na casa de Deus, em Sua presença, sobre Sua proteção, Ele ouvirá a nossa oração, o nosso pedido será atendido, teremos prazer e alegria e, por meio dele, muitos se alegrarão. Mas o sacerdote não estava firme com Deus, pois perguntou ao anjo como saberia isto? Pois já era velho, e sua mulher avançada em idade (Lc 01:18) e, devido a isso, acabou mudo até o nascimento de seu filho (Lc 01:20). Não deixemos a dúvida entrar em nossos corações e inviabilizar o plano de Deus para nossas vidas, pois é exatamente isso que o inferno quer para que continuemos seus reféns.

Outra pessoa que deixou a dúvida entrar foi Maria, a mãe de Jesus. No sexto mês de gravidez de Isabel, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, e eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus, este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? (Lc 01:26-34).

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus (Lc 01:35). Em algumas traduções, a palavra “virtude” está traduzida como “poder”, e esse poder é o oriundo do derramamento do Espírito Santo sobre nossas vidas, pois a Palavra de Deus diz que recebereis a virtude (poder), ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (At 01:08).

E o anjo continuou dizendo que também Isabel, sua prima, concebeu um filho em sua velhice; e aquele era o sexto mês para aquela que era chamada estéril; porque para Deus nada é impossível (Lc 01:36-37). Não importa o quão seja difícil, para os homens, o cumprimento daquilo que pedimos a Deus, o casal pode ser estéril, o filho pode estar afundado nas drogas, não há dinheiro para salvar as finanças da empresa, o cônjuge já está há muito tempo longe de casa, a doença está em estado avançado ou é incurável, para Deus nada é impossível e os impossíveis dos homens são possíveis para Deus (Lc 18:27).

Tanto Maria quanto Zacarias não tinham idéia do que era derramamento do Espírito Santo sobre suas vidas, visto que viviam antes do nascimento de Jesus e deixaram, ainda que por um momento a dúvida entrar em seus corações, entretanto, Maria rapidamente entendeu o plano de Deus para sua vida e respondeu ao anjo: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra, e o anjo ausentou-se dela (Lc 01:38), já Zacarias teve que esperar um pouco mais, até o nascimento de João Batista.

Somos servos do Senhor e não devemos esquecer isso. Ainda que as nossas orações não tenham sido respondidas, o relógio da providência divina não anda, nem um milésimo de segundo, atrasado ou adiantado, na hora certa Deus agirá em nosso favor. Talvez, a nossa benção não chegou porque não tenhamos estrutura o suficiente para lidar com ela e, ao invés dela ser benção, ela transforme-se em maldição.

Sejamos como Zacarias, ainda que de idade avançada e sem a sua benção, fiquemos na presença de Deus e não deixemos as nossas obrigações para com Ele, pois já nos ouviu e na hora certa a nossa oração será atendida. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário