Translate

domingo, 5 de agosto de 2012

Não vacilemos.


Versículos I Sm 04:18-20; Sl 13:03-04, At 10:29, Rm 04:18-21 e Hb 10:23.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 04/08/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Por isso, sendo chamado, vim sem contradizer. Pergunto, pois, por que razão mandastes chamar-me (At 10:29)?

Pedro havia sido chamado à casa do centurião Cornélio e, ao ser chamado, ele foi sem contradizer, sem objeção, sem vacilar, sem hesitar. O mesmo serve para todos nós ao recebermos um chamado do Senhor para algo que Ele nos levantar. Imediatamente devemos cumprir as Suas ordens, sem hesitar, sem vacilar. Entretanto, se o Senhor não nos chamar para fazer algo, não façamos, não hajamos néscios ou estúpidos e desobedeçamos a Voz de Deus, fazendo aquilo que não fomos chamados ou achamos ser o certo.

A Palavra nos trás uma série de exemplos de pessoas que agiram erroneamente ao fazer algo que Deus não as chamou, mas vamos estudar um caso muito conhecido por todos nós, que ocorreu com Saul.

Ele esperou sete dias, o prazo estabelecido por Samuel; mas este não chegou a Gilgal, e os soldados de Saul começaram a se dispersar. Então ele ordenou: "Tragam-me o holocausto e os sacrifícios de comunhão". Saul ofereceu então o holocausto, e quando ele terminou de oferecê-lo, Samuel chegou, e Saul foi saudá-lo. E perguntou-lhe Samuel: "O que você fez? " Saul respondeu: "Quando vi que os soldados estavam se dispersando e que você não tinha chegado no prazo estabelecido e que os filisteus estavam reunidos em Micmás, pensei: ‘Agora, os filisteus me atacarão em Gilgal, e eu não busquei o Senhor’. Por isso senti-me obrigado a oferecer o holocausto". Disse Samuel: "Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor seu Deus lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel. Mas agora seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor" (I Sm 13:08-14 – NVI).

Saul estava em meio a uma batalha e, vendo que a demora na volta do profeta Samuel (que faria o sacrifício ao Senhor) acarretara na dispersão de parte de seus soldados, ele próprio resolveu oferecer o holocausto. Porém, essa atribuição era exclusiva aos profetas e não ao rei. “Ora, mas o profeta estava demorando e o exército dele estava se dispersando”, alguém pode dizer. Ainda que Samuel demorasse mais 70, ou 700 dias, Saul não podia desobedecer às ordens do Senhor. Mesmo que todo o seu exército se dividisse, com aqueles que ficassem o Senhor o conduziria à vitória.

Não precisamos de “complementos” ou “subterfúgios” para auxiliar o Senhor com aquilo que Ele planejou e prometeu para nós, afinal retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu (Hb 10:23). Deus é perfeito e não precisa de um “conselho”, uma “mãozinha” nossa para que Seu plano aconteça. Dessa forma, devemos fazer apenas o que Ele mandar, e não “o que nós achamos que devemos fazer para que a obra de Deus seja perfeita em nossas vidas”.

Abraão nos deu o exemplo de como devemos reter com firmeza a confissão da nossa esperança, pois ele, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: "Assim será a sua descendência". Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vitalidade. Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido (Rm 04:18-21 – NVI).

Abraão não olhou para a sua situação e de sua esposa (ambos já avançados em idade), mas confiou naquilo que o Senhor o havia prometido e, por causa dessa atitude, aqui estamos hoje todos nós. O que Deus prometeu para nós? Ainda que seja algo, aparentemente, impossível, ousemos crer naquele que é fiel para cumprir. Não olhemos para a nossa situação financeira, a nossa origem, etc. O plano de Deus não pode ser impedido de ser cumprido se nós fizermos a nossa parte, pois a dEle já está feita.

Davi fala algo que é fundamental que saibamos, quando diz: Olha para mim e responde, Senhor meu Deus. Ilumina os meus olhos, do contrário dormirei o sono da morte; os meus inimigos dirão: "Eu o venci", e os meus adversários festejarão o meu fracasso (Sl 13:03-04 – NVI). Se não confiarmos no plano do Senhor para as nossas vidas estaremos dormindo no sono da morte, que nos levará para a perdição eterna. Além disso, por não se cumprir a Sua Palavra em nossas vidas, o inimigo festejará o nosso fracasso, bem como comemorará a sua vitória sobre nós. Por acaso é isso que o Senhor quer para nós? Obviamente que não.

Portanto, ao sermos chamados pelo Senhor para algo, não deixemos para amanhã, cumpramos nossa chamada imediatamente. Não vacilemos. Porém, não façamos outra coisa a não ser aquilo que Deus nos ordenar. Saul não procedeu dessa forma e pagou um preço muito alto, pois acabou perdendo seu reino. Confiemos em Deus, pois o plano dEle tem tudo para acontecer em nossas vidas, basta apenas que façamos a nossa parte. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário