Translate

domingo, 12 de agosto de 2012

Prestemos atenção naquilo e nas orientações que Deus nos dá.


Versículos Hb 02:01 e Nm 20:07-13.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 25/09/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Revisada e Ampliada).

Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas (Hb 02:01).

Sempre que estamos ouvindo a pregação da Palavra, um louvor, lendo a bíblia, textos, mensagens, etc, ali estará a manifestação de Deus para nós, então prestemos atenção para que nada escape aos nossos ouvidos do recado que o Senhor quer e precisa entregar a cada um de nós, pois lá estarão, não só as orientações dEle para uma vida abençoada, como também as ferramentas necessárias para escaparmos das armadilhas que o inimigo colocará em nossas vidas para nos conduzir à perdição eterna. Outra tradução para o referido texto nos diz que importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos (Hb 02:01 – ARA).

Quando damos ouvidos à Palavra, não cometemos erros, afinal nEla está o próprio Senhor nos orientando para obtermos sempre o melhor. Devemos, então, aguçar os nossos ouvidos para que nos apeguemos com mais aplicação, zelo, cuidado, firmeza, prontidão às verdades (revelações) ouvidas para que não nos desviemos do plano de Deus para nossas vidas.

A Palavra nos mostra um homem muito de Deus que não prestou atenção às orientações do Senhor e pagou um preço muito alto por isso, Moisés.

Quando povo escolhido pelo Senhor estava no deserto, eles reclamaram com Moisés e Arão que os haviam tirado do Egito para morrerem no deserto. Então eles se lançaram sobre seus rostos e o Senhor lhes apareceu. E o Senhor falou a Moisés dizendo: Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais. Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado. E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais (Nm 20:07-11).

Moisés não agiu conforme as orientações de Deus e, aparentemente estava tomado por um sentimento de “raiva”, “indignação” para com o povo, o que o levou a não prestar atenção naquilo que Deus o havia dito, já que ele não deveria ferir a rocha e sim somente falar a ela que as águas brotariam. Anteriormente o Senhor havia mandado que ele ferisse outra rocha, mas agora a orientação era outra, por isso que alguns de nós não conseguimos uma benção, pois não perguntamos ao Senhor e aguardamos Sua orientação.

Talvez alguém que já tenha passado, por exemplo, por uma crise financeira anteriormente e àquela época fez um jejum, lançou uma grande oferta e as portas se abriram, agora esteja passando por uma nova crise e esteja fazendo a mesma coisa e nada esteja acontecendo.

Será que a orientação de Deus para esse novo problema é a mesma? Será que Ele não quer algo diferente? Perguntemos a Ele.

Mesmo agindo contra a orientação do Senhor as águas brotaram, ou seja, mesmo agindo contra as ordens do Senhor o milagre ocorreu, mas, isso custou muito caro a Moisés.

E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado. Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o SENHOR; e se santificou neles (Nm 20:12-13).

Por não ter prestado atenção e seguido às orientações de Deus, Moisés pagou um alto preço: não entrou na terra prometida. Ele subiu ao monte, viu a terra e não pode entrar, justamente pelas águas de Meribá. Caso nós não sigamos às orientações de Deus, não necessariamente perderemos a salvação eterna, mas podemos não estar usufruindo o melhor de dEle nessa terra, claro que há caminhos que são para morte (Pv 14:12 e 16:25), mas não todos o são.

Deus não é contra nos casarmos, possuirmos uma empresa, uma sociedade, mas perguntemos a Ele se é com aquela pessoa que devemos nos casar, com aquela pessoa que devemos nos associar, é naquele ramo que devemos ter a nossa empresa. Ainda que aparentemente aquela pessoa seja a certa, temente a Deus, aquele ramo é o mais apreciado por nós, talvez aquilo não seja o melhor de dEle para nós. Mesmo Moisés agindo contra a orientação do Senhor as águas brotaram, ou seja, mesmo agindo diferentemente aquilo que Deus mandou, o milagre que eles precisavam aconteceu, mas houve um preço que ele precisou pagar.

Prestemos sempre atenção aos recados de Deus para nós, assim ficaremos firmes em Sua presença, não nos declinaremos nem para a direita nem para esquerda e retiraremos os nossos pés do mal (Pv 04:27), e ainda teremos o melhor de Deus para nós. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário