Translate

domingo, 26 de agosto de 2012

Busquemos o temor do Senhor.


Versículos Sl 25:14; 34: 07; 09; 11; 86:11; Pv 01:07; 08:13; 10:27; 14:04; 16:06; 19:23; Is 11:03-04 e II Co 07:01.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 24/08/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus (II Co 07:01 – NVI).

O temor do Senhor deve ser algo que constantemente devemos buscar. Sempre é bom explicar que temer a Deus não significa ter medo dEle, ao contrário, temer ao Senhor é odiar o mal (Pv 08:13a – NVI), ou seja, o temor nada mais é do que respeitar aquilo que diz a Palavra de Deus.

Quem busca temor do Senhor é uma pessoa que torna-se sábia, pois ele é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução (Pv 01:07). O inimigo não consegue levar essa pessoa ao erro, pois ela possui a sabedoria do Senhor e se desvia das armadilhas que ele coloca no caminho, uma vez que o Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança (Pv 25:14 – NVI). Não importa quão elaborado seja o plano do adversário para nos derrubar, pois O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra (Sl 34:07).

Além do mais, quem tem o temor do Senhor, de nada tem falta já que a Palavra nos diz para temermos ao SENHOR, nós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem (Sl 34:09). O que é que tem faltado em nossas vidas? Para alguns a saúde, outros a santidade, a saúde financeira, a restauração do casamento, etc. Ora, se isso está ocorrendo conosco, talvez, seja por não estarmos buscando o temor de Deus. Mas como fazemos isso? Indo diretamente ao Senhor e pedindo isso, pois a sua Palavra diz: “Venham, meus filhos, ouçam-me; eu lhes ensinarei o temor do Senhor” (Sl 34:11 – NVI). Peçamos a Ele que nos ensine através da Sua Palavra. Indubitavelmente Ele nos responderá.

O temor do Senhor também nos faz viver mais, pois ele aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados (Pv 10:27). Obviamente que também devemos fazer nossos exames médicos de rotina, nos exercitarmos (corpo com exercícios e a mente com leitura, etc) já que eles são extremamente importantes para os médicos diagnosticarem problemas que se não forem tratados a tempo podem evoluir a algo muito sério, porém, temer ao Senhor também prolonga os nossos dias com qualidade aqui nesse mundo. Portanto, se alguém entre nós está receoso de partir muito cedo desse mundo, busque o temor do Senhor para que seus dias sejam aumentados. Além disso, o temor do SENHOR é fonte de vida, para desviar dos laços da morte (Pv 14:27).

Como já vimos anteriormente, o temer ao Senhor significa odiar o mal o que nos leva, consequentemente, a não pecar, uma vez que pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado (Pv 16:06). No coração de quem teme a Deus, o pecado não tem espaço, pois ele já está totalmente tomado pela Presença do Senhor. Ainda que a proposta financeira seja tentadora, a pessoa que esteja nos olhando (caso sejamos casados) seja a mais bonita(o) da empresa, da escola da faculdade, etc, isso não mudará um centésimo de milímetro em relação ao que pensamos, em relação ao que sentimos pelo Senhor. Simplesmente, será algo totalmente inútil e desnecessário para nós. O temor do Senhor conduz à vida: Quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas (Pv 19:23 – NVI).

Outra coisa que será presente na vida dos que tem temem a Deus é justiça para com as outras pessoas, pois ele se inspirará no temor do Senhor. Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu; mas com retidão julgará os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres. Com suas palavras, como se fossem um cajado, ferirá a terra; com o sopro de sua boca matará os ímpios (Is 11:03-04 – NVI). Ou seja, não adianta as outras pessoas virem com “fofocas” ou tentando mostrar que elas estão certas em detrimento a outros, o homem temente a Deus, baseado em sua retidão, sabe como proceder de maneira que ninguém seja prejudicado. Oh, Aleluia! Aqueles que são líderes, chefes, coordenadores, gerentes, empresários, enfim, que possuem cargos de liderança, devem orar ao Senhor pedindo esse discernimento para não julgar segundo a aparência dos fatos, prejudicando assim, possíveis pessoas inocentes.

Uma oração que Davi fez e que todos devemos fazer é: “Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome” (Sl 86:11 – NVI). Essa oração deve ser feita por todos que somos filhos do Senhor, pois ela sintetiza tudo o que aprendemos nessa mensagem.

Assim sendo, busquemos para que o temor do Senhor se faça presente em nossas vidas. Tendo ele em nós, não nos submeteremos às nojentas e asquerosas vontades do inimigo, pois odiaremos o mal e que está por detrás dele e, por consequência, não teremos nossos corpos e mentes contaminados com suas podridões. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário