Translate

domingo, 31 de julho de 2011

Andemos na presença do Senhor.


Versículos: Gn 16:01-05; 16; 17:01-05, Is 55:07-09, Gl 03:13-14 e Sl 92:14.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 29/07/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai (Gn 16:01-02).

Antes de qualquer julgamento, vamos a uma pitada histórica na passagem acima. A esposa de Abrão não podia engravidar e, conforme o costume da época, utilizou-se de Agar, uma serva, como uma “barriga de aluguel” o que para a época não era nada de errado. Para isso, Abrão ouviu a voz de Sarai e em momento nenhum consultou a Deus a respeito.

Isso pode acontecer com qualquer um de nós. Ouvimos a voz de uma série de pessoas a respeito de uma mudança de emprego, à compra de um imóvel, um automóvel, ao decidirmos nos casar com alguém, etc, mas não consultamos o principal conselheiro que deveríamos ter: o Senhor Deus. Tal qual ao costume na época de Abrão de utilizar uma serva para ter filhos, hoje não é errado queremos uma oportunidade em uma empresa de ponta no seguimento em que somos profissionais, ou querer casar com uma mulher(homem) bonita(o), ou trocar o veículo por um mais novo, dentre outros, mas antes de qualquer decisão que tomemos, temos de levar esse “projeto” a Deus e perguntá-lO se esse é o Seu plano para nós.

Alguns podem dizer: “mas é a empresa que todos querem trabalhar”, ou “é a mulher mais linda da cidade”, ou ainda “é a minha chance de mudar de vida, é pegar ou largar”, simples, largue! Para absolutamente toda e qualquer decisão que tomemos em nossas vidas devemos consultar ao Senhor, “pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos” (Is 55:08-09 – NVI). Por melhor que seja a oportunidade, o Senhor enxerga muito além de nós e sabe o que é melhor para nós.

Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti (Gn 16:03-05). E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael. Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito (Gn 16:06 – 17:01).

Por não ter consultado a Deus, Abrão passou a enfrentar problemas: sua serva passou a maltratar sua esposa, sua família que era totalmente estruturada passou a ter conflitos e, principalmente, por treze anos provou o silêncio de Deus. Será que também não estamos provando o silêncio de Deus pelo mesmo motivo: fazendo o que queremos sem consultar o Senhor? Quando o Senhor falou novamente a Abrão, em outras palavras, Ele disse que não mudou, que continuava o mesmo, quem agiu sem a Sua orientação foi Abrão, portanto, para que aquilo que o El-Shaddai (Todo-Poderoso) prometeu se cumprisse, ele precisava andar em Sua presença e ser perfeito (seguir em absolutamente tudo que o Senhor o ordenasse, sem tirar ou colocar uma vírgula sequer).

E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. Então caiu Abrão sobre o seu rosto (Gn 17:02:03a). Deus tem uma aliança para fazer conosco, mas para que Ele possa botá-la em prática precisamos fazer como Abrão que se prostrou diante do Senhor.  Se temos algo que impede a manifestação do Senhor em nossas vidas, temos que agir da mesma forma, prostrados, cairmos sobre os nossos rostos, e confessarmos todos os erros, afinal a Palavra diz para que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado (Is 55:07 – NVI).

Devemos nos humilhar diante do Senhor e confessar os nossos pecados, pois o que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia (Pv 28:13). Ainda que tenhamos que nos humilhar para alguém pelo nosso perdão, não há problemas, visto que todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado (Lc 14:11 – NVI).

Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; e não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto (Gn 17:03-05).

O Senhor não tem apenas aquela benção que tanto queremos para nos dar, mas sim uma multidão, muitas para nos entregar. Basta apenas que nós façamos a nossa parte, porquanto a dEle já foi feita quando Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito (Gl 03:13-14). Notemos que a Palavra cita a benção de Abraão (aquele que ouvia a Voz de Deus) e não a de Abrão (aquele que ouviu a voz de Sarai).

Abraão ouviu a voz de Deus e a aliança feita a Ele foi e está sendo cumprida até hoje e dela fazemos parte você e eu. Por seguir às orientações de Deus, mais tarde ele foi pai de Isaque. Quando viúvo, casou-se com Quetura (Gn 25:01) e teve mais filhos e filhas (Gn 25:04 e I Cr 01:33). Não importa se passamos a vida toda em erros e somente agora, quase no momento de partida desse mundo, conhecemos a Verdade, ainda há Plano de Deus para a nossas vidas, afinal, mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes (Sl 92:14 – NVI). Andemos na Presença do Senhor. Que Ele fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário