Translate

domingo, 10 de julho de 2011

Para perdoar o pecado Ele precisa da participação do homem.


Versículos: Mt 09:01-09; 23:37, Jo 09:31, I Jo 01:08-09, Sl 32:03-05, Pv 12:17 e 16:06.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 08/07/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados (Mt 09:01-02).

Independentemente de nossa genealogia (filhos de pastores, de pessoas que buscam a santificação, levitas, etc) todos nós, sem exceção, já nascemos em pecado devido ao pecado de Adão. Para que esse jugo seja quebrado, a solução é: confessar os nossos pecados, deixá-los e aceitar Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Agora, para que os nossos pecados sejam perdoados, Ele precisa de uma participação fundamental: a nossa.

Notemos que, na passagem acima Jesus perdoa os pecados do paralítico, mas, para isso, outras pessoas tiveram que levá-lo ao Senhor e que ele, o paralítico, tivesse bom ânimo. Ou seja, o Senhor executou o milagre, mas houve a participação externa dos envolvidos para que isso acontecesse. Mais uma vez lembrando, o Senhor não vai mover uma palha para fazer aquilo que depende de nós. Levar o paralítico e ter bom ânimo está ao nosso alcance, então é conosco, fazê-lo ficar em pé é impossível para nós, então é com Jesus.

E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa (Mt 09:03-06).

Jesus conhece não apenas aquilo que sai da nossa boca, mas absolutamente tudo o que se passa em nosso interior, em nosso coração. Portanto, ainda que tenhamos guardado em nosso mais íntimo um pecado, uma desobediência à Palavra, e que isso seja tão bem escondido que nunca seremos descobertos, essa é a hora de confessarmos esse pecado a Jesus e a quem mais for necessário e abandoná-lo. Caso não façamos isso, o Senhor não pode se manifestar em nossas vidas, pois nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve (Jo 09:31).

Muitos podem, reiteradamente, bater na tecla que não há pecados a serem confessados, afinal, “nunca fiz mal a ninguém, ou nunca fiz nada que prejudicasse alguém, nunca adulterei, sempre guardei os dez mandamentos”, etc. Entretanto, pecar não é necessariamente deixar de seguir os mandamentos ou não fazer algo de ruim contra alguém, mas sim toda e qualquer desobediência à Palavra de Deus, e nEla está escrito que se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça (I Jo 01:08-09 – NVI).

Cada um de nós sabe onde temos pecado e esse é o momento certo para a confissão e o arrependimento. Quem sabe essa não é a última chance que vamos ter em nossas vidas para receber o perdão do Senhor, ou ainda se não é o primeiro dia, do resto das nossas vidas na Presença Santa do Senhor. O rei Davi descobriu como é difícil o convívio com o pecado quando disse: “Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: ‘Confessarei as minhas transgressões ao Senhor’, e tu perdoaste a culpa do meu pecado” (Sl 32:03-05).

Agora, ao confessarmos, é fundamental que falemos toda a verdade e não apenas a metade. Caso tenhamos que pedir perdão a alguém por algo errado, seja, porém, o nosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna (Mt 05:37). Se fizemos algo errado, fizemos e ponto, nada de tentar achar justificativas para o nosso erro, afinal, o que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano (Pv 12:17). Para que a justiça se manifeste em nossas vidas ela deve ser acompanhada de toda a verdade, pois é pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada (Pv 16:06a). Confessar só “meio pecado” não vai adiantar nada, não haverá perdão.

Então o paralítico, levantando-se, foi para sua casa. E a multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens. E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu (Mt 09:07-09). Com o perdão dos nossos pecados, a Glória do Senhor irá resplandecer em nossas vidas, então, as outras pessoas verão que nós, antigamente prostrados, paralíticos (nas mais diversas áreas: na saúde, nas finanças, no relacionamento conjugal, nas drogas, no homossexualismo, no adultério, na fornicação, etc), agora estamos de pé. Então, maravilhados, conseguirão enxergar a saída para as suas paralisias no mesmo Senhor que fez tal milagre em nossas vidas.

A benção será tanta que mesmo aqueles que são os aparentemente mais afastados do Senhor irão seguí-lO. Mateus era um publicano (cobrador de impostos, com fama de ladrão, um homem de “negócios” no sentido injurioso da coisa) e seguiu Jesus. Com a benção de Deus em nossas vidas, mesmo aquele parente que odeia o Evangelho, aquele colega de trabalho que tanto nos critica, o vizinho que trafica drogas, etc, verá a manifestação do Senhor em nossas vidas e, ao primeiro chamado, também seguirá a Jesus, oh Aleluia!

Jesus tem o poder de perdoar os nossos pecados e executar milagres em nossas vidas, mas, para isso, Ele precisa de uma participação mais do que especial e fundamental: a nossa. Nesse momento Ele está nos dando uma chance de confessá-los e abandoná-los, não deixemos essa oportunidade passar. Não façamos como Jerusalém que rejeitou os profetas enviados por Deus para sua salvação (Mt 23:37). Para alguns de nós, pode ser a nossa última chance.  Que o Senhor fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário