Translate

domingo, 17 de julho de 2011

Nunca deixemos a Lei do Senhor.


Versículos: II Cr 12:01-05, II Rs 16:10-12; 19-20 e Tg 04:10.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 15/07/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Sucedeu que, havendo Roboão confirmado o reino, e havendo-se fortalecido, deixou a lei do SENHOR, e com ele todo o Israel (II Cr 12:01).

Quando abandonamos o mundo e passamos a seguir à Palavra de Deus, obviamente todas as coisas começam a ir bem para nós, afinal, deixamos de servir ao inimigo e passamos a andar debaixo da autoridade do Senhor que é amor (I Jo 04:08b) e Ele deseja que tudo vá bem para nós (III Jo 01:02). Porém é exatamente nesse momento que algo muito perigoso pode acontecer na vida de todos nós: abandonarmos a Lei do Senhor.

Exatamente por achar que tudo está indo “bem demais”, deixamos o Senhor em segundo plano, tendo em vista que por tudo estar em ordem, Ele já não é mais “tão necessário” em nossas vidas. É justamente essa oportunidade que o inimigo espera para entrar em ação em nossas vidas e nos conduzir à destruição. Tal qual a Roboão, nos fortalecemos na Palavra (lei) e então a abandonamos e com isso toda a nossa casa (filhos, cônjuge, parentes, etc), todo o nosso Israel também abandona o Senhor, pois, aquela pessoa tão abençoada já não existe mais.

E sucedeu que, no quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém (porque tinham transgredido contra o SENHOR). Com mil e duzentos carros e com sessenta mil cavaleiros; e era inumerável o povo que vinha com ele do Egito, de líbios, suquitas e etíopes. E tomou as cidades fortificadas, que Judá tinha; e chegou até Jerusalém. Então veio Semaías, o profeta, a Roboão e aos príncipes de Judá que se ajuntaram em Jerusalém por causa de Sisaque, e disse-lhes: Assim diz o SENHOR: Vós me deixastes a mim, por isso também eu vos deixei na mão de Sisaque (II Cr 12:02-05).

Pode ser até que demore um pouco (no caso de Roboão, cinco anos), porém, mais dia ou menos dia, haverá o contra-ataque do inimigo que trará com ele outros para o auxiliar, de modo que até as cidades fortificadas (antes tinha um matrimônio sólido, filhos abençoados, um excelente emprego, finanças solidificadas, etc) sejam tomadas e o pior, Deus não poderá nos defender uma vez que não estamos mais debaixo de Sua proteção. O inimigo vai buscar reforço para retomar aquilo que era dele, afinal, quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso, e não o encontrando, diz: “Voltarei para a casa de onde saí”. Quando chega, encontra a casa varrida e em ordem. Então vai e traz outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro (Lc 11:24-26 – NVI).

Um exemplo de homem que não seguiu a Lei do Senhor foi o rei Acaz. Quando foi a Damasco encontrar-se com Tiglate-Pileser, rei da Assíria. Ele viu o altar que havia em Damasco e mandou ao sacerdote Urias um modelo do altar, com informações detalhadas para sua construção. O sacerdote Urias construiu um altar conforme as instruções que o rei Acaz tinha enviado de Damasco e o terminou antes do retorno do rei Acaz. Quando o rei voltou de Damasco e viu o altar, aproximou-se dele e apresentou ofertas sobre ele (II Rs 16:10-12 – NVI). Ora, mas só porque ele copiou um altar deixou de seguir a Lei do Senhor? Sim, porque aquele altar que estava em Damasco não era o modelo de tabernáculo que o Senhor havia mostrado no monte a Moisés (Ex 26:30).

Não seguir a Palavra, mesmo em algo que aparentemente não tenha maiores implicações, pode nos levar a sérios problemas, pois, a Palavra nos diz que todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam (I Co 10:23). Em outras palavras, algo que poder ser uma benção para uma determinada pessoa (como um novo emprego, por exemplo) pode significar a destruição para outras.

Essa pode ser a realidade de muitos de nós, estamos trocando a Lei do Senhor por outro “altar” (por um prazer momentâneo, uma aventura que nos trás “de volta à juventude”, nos dá algum lucro, etc), e o pior, estamos depositando ofertas (o que temos de melhor) em cima dele, enquanto deveríamos fazer isso em cima do altar do Senhor.

Os demais acontecimentos do reinado de Acaz, e suas realizações, estão escritos nos registros históricos dos reis de Judá. Acaz descansou com seus antepassados e foi sepultado junto a eles na cidade de Davi. Seu filho Ezequias foi o seu sucessor (II Rs 16:19-20 – NVI). Depois desse ato de Acaz, seu reinado não teve mais atos relevantes e não durou mais muito tempo. Conosco será o mesmo, não haverá mais bênçãos significativas para nós, bem como, não duraremos mais muito tempo sem o Senhor, ainda que vivamos mais muitos anos neste mundo, permaneceremos a eternidade perdidos, separados de Deus.

Se estivermos pensando em abandonar a Lei do Senhor, ou se já fizemos pior e já A abandonamos, ainda é tempo de voltarmos atrás e pedir o Seu perdão. Ele que é o Pai de Amor nos restituirá de volta aos nossos lugares de filhos. Basta que nos humilhemos perante o Senhor, e ele nos exaltará (Tg 04:10). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário