Translate

domingo, 31 de julho de 2011

Não nos apoiemos em nosso entendimento.


Versículos: Lc 05:01-10, Pv 03:05-06; 04:20 e Ef 03:14-19.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 30/07/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo (Lc 05:01-03 – NVI).

Às vezes é necessário nos separarmos dos nossos para termos um momento de aprendizado com o Senhor. Obviamente que não é para abandoná-los, mas sim para nos fortalecermos com a Palavra e conseguirmos “bagagem” no trato da Obra de Deus, afinal a nossa rede ainda está vazia, ou seja, não temos experiência o suficiente com Deus para lidarmos com os possíveis contra-ataques que o inferno pode nos armar através dessas pessoas.

Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca". Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes" (Lc 05:04-05 – NVI).

Esperemos o Senhor falar tudo, prestemos muita atenção em Sua Palavra e, principalmente, não temos que discutir as orientações de Deus, mas simplesmente acatá-las. Pedro era pescador de profissão e poderia discordar do Senhor, uma vez que passou a noite inteira pescando e não trouxe nada, pois ele tinha experiência o suficiente para saber o momento certo de voltar, mas ao contrário, ele ouviu a voz do Senhor e fez conforme havia dito. Não adianta, se o Senhor não nos mandar fazer algo, a nossa rede retornará vazia já que a Bíblia nos diz para atentar às Palavras do Senhor; às Suas razões inclinarmos os nossos ouvidos (Pv 04:20), não as nossas razões ou desculpas para algo.

Aparentemente o pescador teria razão de não fazer o que Jesus havia mandado, entretanto, ele fez algo que muitos de nós também precisamos fazer: confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento (Pv 03:05 – NVI). Talvez estejamos confiando em nossas experiências para trocar de emprego, por exemplo, mas e o Senhor? Ele foi consultado? Essa é ordem que Ele nos deu? Esse é o plano dEle?

Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar (Lc 05:06-07 – NVI). Agora sim, com as redes cheias, com “estrutura espiritual” para resistirmos a qualquer tentativa de ação do inimigo, podemos retornar àqueles de quem tínhamos nos separado, chamá-los para nos ajudar e levá-los para a caminhada com Jesus, ao nosso lado.   

Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!" Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens". (Lc 05:08-10 – NVI).

O pescador, ao ver como a Palavra vinda da boca do Senhor é poderosa, curvou-se diante dEle. Ora, façamos o mesmo, deixemos de lado os nossos “achismos” e nossa “falsa sabedoria”, reconheçamos nossa posição de pecadores e prostremo-nos diante daquele que tem as Palavras da vida eterna (Jo 06:68), agindo dessa forma todos os que nos rodeiam ficarão perplexos com as mudanças do viciado que hoje está limpo, daquele que até pedia esmolas (materiais ou espirituais) e hoje pode ajudar o próximo, do adúltero que hoje é um exemplo de marido e pai, com o desleixado que hoje é a pessoa mais cuidadosa com tudo o que é seu e dos outros, com a prostituta que hoje é uma grande mãe de família, etc. Então, através de nossos exemplos, bem como da busca ativa das pessoas, seremos pescadores de almas para o Senhor, disseminadores do Evangelho e da Palavra por onde quer que andemos, oh Glórias a Deus!

Tudo isso para que por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados (fortalecidos) com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus (Ef 03:14-19). O amor de Cristo para conosco é muito maior que qualquer unidade de medida possa dimensionar e, justamente por esse amor, que Ele sempre vai querer o melhor para cada um de nós e somente Ele sabe o que é o melhor. Não importa o quão tenhamos o preparo das letras, do mundo, não nos apoiemos em nosso entendimento, busquemos antes o do Senhor para as todas as questões das nossas vidas. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário