Translate

domingo, 24 de julho de 2011

Tenhamos Fé no Nome do Senhor.


Versículos: At 03:01-16.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 22/07/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde (At 03:01 – NVI).

Essa é uma passagem bem conhecida e bastante estudada por vários pregadores, entretanto, sempre é importante relembrar, bem como o Senhor pode expandir o nosso entendimento para Revelações maiores. Pedro e João tinham uma hora de oração, e nós? Temos o hábito de buscar ao Senhor diária e constantemente? Será que apenas não oramos após cometermos um pecado para pedir perdão ao Senhor ou então quando passamos por uma provação, atravessamos problemas, etc? Não é errado orar nessas situações, o errado é orar apenas nelas.

Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo. Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola (At 03:02-03 – NVI). Pode ser que o nosso retrato seja similar ao do homem aleijado, estamos na porta do templo, pois, conhecemos a Palavra, freqüentamos a igreja, nos sentimos bem naquele lugar, mas ainda não tomamos a decisão derradeira de entrar nos caminhos de Jesus, estamos à beira do caminho e não no caminho.

Se estivermos simplesmente à beira do caminho, a semente (a Palavra) não rende frutos, pois o semeador (Jesus) saiu a semear e aconteceu que, quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram (Mt 13:04 e Mc 04:04). Ou seja, ao redor e não no centro da Vontade do Senhor, a Palavra se perde e apenas faremos como o homem, pediremos esmolas e viveremos da oração dos outros para nós. Também não é errado pedir oração, o errado é apenas pedir oração.

E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa (At 03:04-05). Quando estivermos ouvindo, lendo, meditando na Palavra, prestemos toda atenção, olhemos para Ela esperando receber algo (uma revelação, uma saída, um entendimento, etc) que mude as nossas vidas e não somente como algo de entretenimento, para “passar” o nosso tempo ocioso, mas como algo repleto do poder espiritual que preencherá o vazio existente em qualquer um que viva longe do Senhor Deus.

Disse Pedro: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande". Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes (At 03:06-07 – NVI).

Mais uma lição importante para nós, quando estivermos orando e buscando por alguém, ao primeiro sinal de melhora ou mudança dessa pessoa, não o abandonemos pensando que “nossa parte já foi feita”, ao contrário, seguremos essa pessoa em oração até que ela consiga se sustentar sozinha, até que seus tornozelos estejam firmes e que ela possa caminhar com firmeza na Fé.

E de um salto pôs-se de pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus. Quando todo o povo o viu andando e louvando a Deus, reconheceu que era ele o mesmo homem que costumava mendigar sentado à porta do templo chamada Formosa. Todos ficaram perplexos e muito admirados com o que lhe tinha acontecido. Apegando-se o mendigo a Pedro e João, todo o povo ficou maravilhado e correu até eles, ao lugar chamado Pórtico de Salomão (At 03:08-11 – NVI).

Quando a manifestação do Senhor se fizer presente em nossas vidas ou na daqueles por quem buscamos, entremos no templo, louvemos a Deus por isso, publiquemos isso para que outros vejam o que o Senhor é capaz de fazer em qualquer vida. Quem nos conheceu (ou a pessoa por quem temos buscado) no mundo, têm que ficar perplexos com o que aconteceu na vida daquele que era viciado e hoje está livre, com o adúltero que hoje é um exemplo de marido, com o falido que hoje desfruta de uma vida confortável, com o mentiroso que hoje somente fala a verdade, com o ateu que hoje é um crente em Deus, oh Aleluia! Muitos se apegarão a isso e também correrão para o Senhor que é capaz de tamanha maravilha.

Vendo isso, Pedro lhes disse: "Israelitas, por que isto os surpreende? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade? O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou seu servo Jesus, a quem vocês entregaram para ser morto e negaram perante Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo” (At 03:12-13 – NVI).

Eis mais dois ensinamentos muito importantes: não devemos nos achar superiores aos outros porque afinal, “modéstia à parte o Senhor houve a nossa oração porque estamos em um nível espiritual diferenciado ao da maioria dos homens”, ou ainda não devemos idolatrar o irmão “A” ou a irmã “B”, afinal de contas “eles são tão espirituais que quando oram imediatamente o milagre acontece”. De modo algum essas coisas devem acontecer, o Poder para operar maravilhas e a resposta a qualquer oração vêm do Senhor e toda a Honra e Glória pertencem e devem ser dadas a Ele por tudo o que nos acontece, pois como Pai Ele sabe o que é o melhor para nós, afinal sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 08:28) e que agindo Deus quem impedirá (Is 43:13).

Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que lhes fosse libertado um assassino. Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso (At 03:14-15 – NVI). Não neguemos o Senhor, desobedecendo à Sua Palavra, agindo assim libertaremos o assassino (o diabo) para agir em nossas vidas. Não importa se a Palavra é de repreensão, não A deixemos cair entre espinhos, pois eles crescerão e A sufocarão (Mt 13:07 e Mc 04:07). A Palavra que vier a nós é exatamente o que precisamos para que o Senhor possa fazer parte de nossas vidas. Sejamos testemunhas de Jesus.

Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês vêem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver (At 03:16 – NVI).

Aqui é a parte fundamental da mensagem, temos que depositar a nossa Fé, no Nome de Jesus para que tudo isso que elencamos até agora aconteça, pois fazendo dessa forma, o Nome faz com que o Próprio tenha poder para conceder a saúde perfeita, as finanças perfeitas, o casamento perfeito, a oportunidade perfeita, o emprego perfeito, enfim, que a benção seja perfeita.

Quantos ensinamentos maravilhosos nessa passagem. Lembremos, devemos ter um tempo de oração, entrarmos no caminho, prestar atenção na Palavra, ajudar aqueles que precisam, publicar as nossas bênçãos, não nos acharmos superiores (ou inferiores) a ninguém, não negar o Senhor, não matarmos a Palavra e, principalmente, depositar a nossa Fé no Nome de Jesus para que o Próprio tenha poder para conceder a benção que precisamos com perfeição. Seguindo essas orientações dadas pelo Senhor, Ele estará em nós e nós nEle, portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas (II Co 05:17 – NVI)! Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário