Translate

domingo, 8 de janeiro de 2012

Derrubemos o mau e o seu deus.


Versículos II Co 10:13-14 e I Sm 17:32-50.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 06/01/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos (II Co 10:03 – NVI).

Embora estejamos vivendo como seres humanos, temos que ter em mente que não devemos travar as nossas batalhas de maneira natural, isso é, fisicamente, mas sim espiritualmente através do Senhor Deus, pois as armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas (II Co 10:04 – NVI). Em outras palavras, se entrarmos na batalha como seres carnais, encontraremos resistência, dificuldade em atingir os nossos objetivos, situações de robustez (fortaleza) do inimigo e, dependendo do caso, seremos massacrados. Porém, se entramos acompanhados do Senhor, sendo Seus filhos, a vitória é certa.

Talvez, esse seja o problema de alguém dentre nós. Pode ser que estejamos confiando mais em nossa capacidade intelectual, financeira, de relacionamento pessoal  para a resolução de um determinado problema, do que na capacidade de Deus para saná-lo. Ora, a Palavra é muito clara quando nos diz para confiarmos no Senhor de todo o nosso coração e não nos estribarmos (apoiarmos) em nosso próprio entendimento (Pv 03:05). Deixemos o Senhor operar e, em seguida, vejamos se o resultado que Ele conseguiu não é infinitamente melhor que o nosso.

A Palavra de Deus mostra isso claramente na batalha de Davi contra Golias. Resumidamente, os filisteus (povo de Golias) estava em batalha contra os israelitas. Durante quarenta dias e noites, Golias desafiou os israelitas à batalha, porém, nenhum ousou lutar contra aquele homem de quase três metros de altura e acostumado ao combate. O povo que perdesse seria submetido ao que saísse vencedor.  Ao levar mantimentos para seus irmãos no campo de batalha, Davi ouviu o desafio de Golias e ofereceu-se para o combate. Ao ficar sabendo disso, Saul (o rei de Israel) mandou chamá-lo.   

E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu (I Sm 17:32). Muitos de nós, ao enfrentarmos uma batalha complicada, difícil, deixamos a tristeza entrar no coração. Isso não deve acontecer, ao contrário, devemos nos encher da coragem que o Senhor nos deu e pelejar contra esse infortúnio.

Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade (I Sm 17:33). Saul estava vendo a situação com um olhar humano onde, realmente, um garoto seria destruído em combate por um homem já experimentado na guerra. Isso também pode ocorrer conosco. Não deixemos nos levar pela visão “humana” que as outras pessoas possam ter a respeito do nosso problema, mas enxerguemos tudo através da ótica do Senhor para nós.

Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo (I Sm 17:34-37).

Nesse ponto, há duas coisas muito importantes a serem estudadas. Inicialmente, Davi começou a lembrar Saul de todas as coisas que Deus fez por ele. Sempre que partirmos para um combate, lembremo-nos de todas as experiências que já passamos com Deus, pois isso é uma “biblioteca” de vasto conhecimento que irá nos auxiliar no confronto. Caso não tenhamos, revejamos as experiências pelas quais passaram as pessoas da Bíblia (Moisés, Jacó, o próprio Davi, Salomão, Pedro, Paulo, Filipe,o centurião de Cafarnaum, Jairo, Lázaro, Zaqueu, o paralítico do tanque de Betesda, o Senhor Jesus, dentre tantos outros). Sempre haverá uma experiência com algum (ou alguns) dele(s) que tocará o nosso coração e nos servirá de combustível para lutar.

Outro ponto muito importante é que Davi não se envaideceu e atribuiu a si mesmo as vitórias contra o leão e o urso, mas sim ao Senhor Deus. Após uma grande vitória, não nos achemos melhores que ninguém, ao contrário, dediquemos toda a honra e toda a glória ao Senhor por nos livrar dos nossos problemas (da boca do leão e do urso).

E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si (I Sm 17:38-39). Algo que já estudamos, mas que sempre é bom retomar é que, dependendo da situação que estejamos enfrentando, o melhor para os outros pode nos atrapalhar. A armadura de Saul era muito boa para Saul, mas não para Davi. Ela o atrapalhava. O voto financeiro que um irmão fez para salvar a sua empresa pode ter sido bom para ele, mas quem disse que também o será para outros? O jejum que a irmã fez, pode ter sido muito bom para salvar o casamento dela, mas será que também serve para o nosso? Não devemos fazer o mesmo que outras pessoas, simplesmente, porque deu certo para elas, mas sim buscar do Senhor qual é o desejo dEle para nós.

E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu. O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele. E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto (I Sm 17:40-42).

Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo (I Sm 17:43-44). Nesse momento, Golias deu o primeiro passo para a derrota, afinal, Davi era descendente de Abrão e o Senhor disse ao patriarca que abençoaria os que o abençoassem e amaldiçoaria os que o amaldiçoassem (Gn 12:03).

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; e saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão (I Sm 17:44-47).

Davi colocou em ação o que vimos na primeira passagem dessa mensagem que diz que embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. Davi não partiu para a batalha confiante em seu próprio poder, pois, se assim o tivesse feito, certamente seria destruído, mas partiu invocando o Nome do Senhor Deus e, agindo dessa forma, ele levou o combate para o campo espiritual.

E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.  (I Sm 17:48-49). Davi não partiu para a batalha vagarosamente, mas sim apressadamente. Ao primeiro sinal de batalha, devemos imediatamente clamar ao Senhor Sua ajuda e partir para o combate e não nos retrairmos e aguardarmos um ataque mais “forte” do inimigo para tomarmos uma atitude, pois esse ataque pode nos desnortear e nos conduzir à derrota. Ao contrário, assim como Davi, ataquemos o inimigo primeiro e de modo certeiro, assim ele não terá tempo de tomar qualquer iniciativa de contragolpe.
     
Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão (I Sm 17:50). Quando derrubamos o mau que nos agride, estamos também derrubando o “deus” que está por trás dele. Quando derrubamos a falência, as drogas, o adultério, a promiscuidade, a mentira, etc, também derrubamos o demônio que está agindo atrás dele.

Portanto, não combatamos o mau de maneira natural, mas sim de maneira espiritual. Como médico talvez alguém não consiga salvar um paciente, mas como filho de Deus consegue. Como esposo(a) alguém não está conseguindo salvar o seu casamento, mas como filho(a) de Deus consegue. Como empresário(a), não há como salvar a empresa, mas como filho(a) de Deus há. Como pai ou mãe, o filho está sendo perdido para as drogas, mas como filho e filha de Deus ele será salvo. Levemos a batalha para o campo espiritual e tenhamos o Senhor como “general” em nossos combates. Agindo dessa forma, a vitória será garantida. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário