Translate

domingo, 15 de janeiro de 2012

Perseverando em oração.


Versículos At 16:19-26; Rm 04:17-20 e Cl 04:02.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 11/06/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

O apóstolo Paulo ao expulsar um espírito de adivinhação de uma mulher foi preso, juntamente com Silas, e ambos foram levados à praça na presença dos magistrados pelos senhores dela, visto que a esperança do lucro deles estava perdida (At 16:19).

Sempre que o Evangelho liberta alguém de uma determinada prática, algumas pessoas que lucravam com ela podem ser revoltar, visto que seu lucro vai diminuir. Alguém que, por exemplo, usava bebidas alcoólicas e se liberta pode ser “influenciado” pelo dono do estabelecimento onde ele consumia a bebida ou a comprava que essa nova prática dele(a) é bobagem ou fanatismo.

Levando eles aos magistrados disseram que, por serem judeus, perturbavam a cidade e os expunham a costumes e práticas que não eram lícitos já que eram romanos (At 16:20-21). A multidão então se levantou contra eles, os magistrados rasgaram suas vestes e os açoitaram com varas (At 16:22). Após darem-lhes muitos açoites, os lançaram na prisão e mandaram que o carcereiro os guardasse com segurança. O carcereiro então os conduziu para o cárcere inferior e lhes segurou os pés no tronco (At 16:23-24).

O mesmo pode acontecer com qualquer um que passe a seguir, ou já siga, o Evangelho. Muitos podemos ser acusados de perturbar com hinos de louvor, orações, livros, de expor práticas que não são comuns à religião que a família toda segue, ou ainda sermos “açoitados” moralmente por nossos entes. Outros podem ser conduzidos ao cárcere inferior através de uma doença, de um problema familiar, financeiro, serem perseguidos sem nenhum motivo na empresa ou na família, ou ainda serem acusados de um determinado negócio não dar certo e até perderem seus empregos por isso, etc.

Então podemos pensar o porque isso aconteceu se estávamos na igreja, somos inocentes e seguindo uma vida conforme as Escrituras. Ou ainda, onde estava Deus naquele momento que não nos ajudou.

Porém, Paulo e Silas, próximo da meia-noite, oravam e cantavam hinos a Deus e os outros presos escutavam (At 16:25). Essa é a mesma atitude que temos? Mesmo em meio à atribulação oramos (falamos com o Senhor e apresentamos o nosso problema a Ele) e louvamos ao Senhor (agradecemos à vitória que Ele vai nos conduzir) com a certeza que Ele já está agindo em nosso favor? E os outros, o que tem ouvido de nossa parte? As declarações de agradecimento a Deus por tudo que Ele tem nos feito e pela libertação que nos dará ou murmurações?

Paulo e Silas estavam na mesma Fé de Abraão que creu na promessa que seria constituído por pai de muitas nações feita por aquele vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem (Rm 04:17). Abraão creu conforme o que lhe fora dito (Rm 04:18), não enfraqueceu na Fé, não atentou para seu corpo já avançado em dias e tampouco para o amortecimento do ventre de Sara (Rm 04:19), e não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na Fé, dando glória a Deus (Rm 04:20).

Essa é a mesma Fé que devemos ter, que embora a luta esteja grande a vitória será infinitamente maior, pois o nosso Deus está no controle.

Paulo e Silas sabiam que, embora no cárcere inferior, o Senhor estava com eles e agindo em suas vidas. De repente, sobreveio um terremoto tão grande sobre eles que os alicerces do cárcere se moveram e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos (At 16:26).

Em nossas vidas não será diferente, de repente, quando menos esperarmos, da maneira que menos imaginamos que aconteceria, o socorro do Senhor virá sobre nós e nos livrará do cárcere inferior e das prisões em que estamos vivendo.

Devemos, no entanto, lembrar de sempre dar as glórias ao Senhor pela libertação ou salvação que Ele nos dará e perseverar em oração, velando nela com ação de graças (Cl 04:02). Obrigado Senhor por essa palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário