Translate

domingo, 1 de janeiro de 2012

Peçamos o pão do céu todos os dias.


Versículos Mt 06:09-13, Jo 06:41; 48 e I Rs 19:01-08.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 31/12/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Vocês, orem assim: “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia” (Mt 06:09-11 – NVI).

A passagem acima já começa com um grande privilégio para os filhos de Deus, a possibilidade de chamá-lO de Pai, enquanto aqueles que estão no mundo apenas podem chamá-lO de Deus. Em seguida, o Senhor Jesus, através do “modelo” de oração que está ensinando a todos nós, chama o Reino do Senhor e que seja feita a vontade de Deus, tanto na terra como no céu. Eis aqui algo que serve de lição para alguns de nós: que seja feita a vontade do Senhor Deus, e não a nossa, assim na terra (mundo material, no emprego, na escola, etc), como no céu (mundo espiritual, no Ministério que o Senhor nos mandar, etc). Entretanto, o objetivo principal da mensagem de hoje, está na seqüência: dá-nos hoje o pão de cada dia.

Diariamente, devemos entrar na presença do Senhor e buscar o nosso pão espiritual, para fortalecer a nossa Fé e a nossa caminhada com Jesus. Tal qual a nosso corpo físico, a falta de alimento espiritual, enfraquece o nosso ser da mesma forma. Ao enfrentarmos uma batalha, caso estejamos com o sustento vindo do Senhor, não temeremos, ao contrário, estaremos bem dispostos e alimentados para enfrentar esse período de infortúnio. Mas onde conseguir esse pão? Através de Jesus, afinal Ele disse que é o pão que desceu do céu (Jo 06:41) e o pão da vida (Jo 06:48).

O alimento que vem do céu é fundamental na vida do homem (mulher) de Deus, tanto quanto o alimento físico. Vejamos na Palavra um exemplo disso.

Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada. Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: "Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles". Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados" (I Rs 19:01-04 – NVI).

O profeta Elias passava por um momento de grande aflição, pois, após denunciar a idolatria a Baal que acontecia entre o rei Acabe e Jezabel. Então ele disse ao rei que não cairia uma gota de orvalho até que ele, Elias, dissesse. Então foi proposto um desafio entre os profetas de Baal e Elias, para que aquele que respondesse com fogo sobre o holocausto seria Deus em Israel. Os profetas de Baal tentaram e nada conseguiram. Já o Senhor ouviu a Elias e fez como definido (I Rs 17 e I Rs 18). Então Elias matou os profetas de Baal à espada e, ouvindo isso, Jezabel o ameaçou.

Essa pode ser a situação de algumas pessoas, pois, a batalha e a perseguição estão muito pesadas e, afinal de contas, já está mesmo na hora de partir, pois já a idade já está bem avançada e nada mais há o que fazer. De forma alguma alguém diga isso, pois o simples fato de nos levantarmos a cada manhã, é um sinal que ainda há Plano de Deus para nossa vida. O dia que não houver mais Ele, simplesmente, nos leva embora. Vejamos então o que aconteceu com Elias.

Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma". Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo. O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: "Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa" (I Rs 19:05-07 – NVI). Pode acontecer que, em alguns casos, a pessoa receba um alimento do Senhor e não desperte imediatamente, ela coma e retorne a “dormir”, espiritualmente falando. Então, é necessário que voltemos e toquemos novamente naquela pessoa, assim como fez o anjo, e levemos mais pães para que ela se alimente. Retomando um pouco o assunto que vimos no parágrafo anterior, não importa se a batalha ou a perseguição esteja muito forte e a nossa idade avançada, muito longa ainda será a nossa viagem.  
     
O que ocorreu com Elias? Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus (I Rs 19:08 – NVI). Andar (ACF) quarenta dias e quarenta noites, aos olhos humanos é impossível, porém esse é o resultado do pão de Deus em nossas vidas, ele trás a nós o sobrenatural, o inexplicável aos olhos naturais.

Ao nos alimentarmos do pão de Deus, aquilo que é impossível se faz presente, o parente que já está desenganado na UTI fica curado, o cônjuge que já saiu a tanto tempo do lar volta, o filho que se drogava todos os dias, simplesmente, pára, a empresa falida começa a dar lucro, o ódio que não queria sumir do coração desaparece, etc, tudo isso porque para Deus nada é impossível (Lc 01:37).

Continuou então Jesus dizendo: “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém” (Mt 06:12-13 – NVI).

Portanto, aproveitemos esse ano que se inicia para pedir ao Senhor que Ele envie, todos os dias o “pão” espiritual, necessário a satisfazer as nossas necessidades. Agindo dessa forma, o ano de 2012 tem tudo para ser o ano da vida de cada um de nós. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Abençoe Senhor Deus a vida de todos, nesse ano que se inicia para a Tua Honra e Glória, Em Nome de Jesus. Amém Senhor Jesus! Feliz 2012 a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário