Translate

domingo, 23 de setembro de 2012

A porta está aberta, basta entrarmos.


Versículos Sl 118:19-24, Mt 05:44-45; 10:17-22; 12:10 e At 04:11-12.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 21/09/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Abram as portas da justiça para mim, pois quero entrar para dar graças ao Senhor (Sl 118:19 – NVI).

Toda e qualquer Revelação que nos é dada pela Palavra de Deus, é uma porta preparada e aberta pelo Senhor para nos conduzir à justiça. Basta apenas que entremos por ela para darmos graças ao Senhor por essa benção em nossas vidas. Entretanto, muitos de nós perdemos a nossa benção porque a Revelação que nos é dada, “não está dizendo aquilo que gostaríamos de ouvir”. Ora, mas a Palavra não é do Senhor? Sim, portanto, não devemos esperar aquilo que nós queremos ouvir, mas aquilo que Ele quer que ouçamos.

Para alguns, a porta aberta será um versículo que nos mandará abandonar alguma prática que tenhamos e nos trás algo prazeroso, lucrativo, etc. Porém, infelizmente, alguns não vão ouvir isso. Vejamos um exemplo disso na Palavra, através de uma passagem bastante conhecida que nos trará importantes ensinamentos relacionados à mensagem.

E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades (Mc 10:17-22).

Aquele rapaz começou muito bem o seu relacionamento pessoal com Jesus, afinal, guardava todos os mandamentos e foi amado pelo Mestre. Entretanto, ao descobrir que Jesus não falou “aquilo que ele queria ouvir”, a sua reação mostrou o que tinha, verdadeiramente, em seu coração, pois saiu triste da presença do Senhor, afinal, era uma pessoa de muitas posses e que não esperava ter que se desfazer de tudo o que tinha em favor dos pobres. O mesmo acontece com muitos de nós. Ao ouvirmos uma Palavra que nos manda (perdão pela repetição) abandonar algo, perdoar alguém, desfazer um namoro por algum motivo, desistir de uma vaga de emprego com salário maior, retardar um pouco a criação de uma empresa, etc, ficamos chateados, tristes e alguns até mesmo saem tristes da presença de Deus. Outros ainda, infelizmente, nunca mais voltam a procurar Jesus. Que tristeza!

A nossa atitude não deve ser jamais a de tristeza por algo que Deus nos fala, ao contrário, devemos aceitar (como vimos nas mensagens anteriores a essa) a repreensão do Senhor com alegria, afinal, sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 08:28). Ora, se Deus nos mandou abandonar algo, perdoar alguém, ficar no mesmo emprego, etc, assim será feito, pois Ele é Deus e nós servos, Ele manda e nós obedecemos.

O mandamento dado por Jesus àquele rapaz foi ímpar. Pode ser que Jesus estivesse apenas fazendo um “teste” com ele, assim como o Senhor fez com Abraão. Ao amigo de Deus (Tg 02:23) foi pedido nada mais, e nada menos, que seu próprio filho Isaque, porém, era apenas uma prova que Deus fez com o patriarca para ver o quanto ele temia o Senhor (Gn 22:01-12). Pode ser que, quando aquele rapaz concordasse em vender tudo o que tinha, a benção seria derramada sobre ele, multiplicaria a sua riqueza muitas vezes mais.

Não fiquemos chateados caso a Palavra que nos foi entregue não seja a que nós queremos, pois a Palavra diz que a pedra, que os edificadores rejeitaram, Esta foi posta por cabeça de esquina (Mc 12:10), ou seja, essa Palavra que nos é difícil de ser aceita, pode se tornar a pedra fundamental de um novo marco em nossa caminhada na Fé, ao lado de Jesus. O mesmo aconteceu com o próprio Senhor Jesus, pois ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At 04:11-12).

Como vimos até agora, façamos o que Deus está nos mandando fazer, caso contrário, não terá como Ele ficar ao nosso lado. Cada um de nós sabe sobe o que Ele está falando aos nossos corações. Para alguns, por exemplo, é perdoar alguém que fez algo que trouxe grande infortúnio. Alguém pode dizer: “É muito fácil escrever isso, afinal, não foi você que passou por tudo aquilo injustamente”. E quem disse que é fácil? A Palavra nos diz que estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem (Mt 07:14). Não sou eu quem está dizendo que o perdão deve ser dispensado, mas o Senhor Jesus, que disse: “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos” (Mt 05:44-45).

Portanto, a porta está aberta esperando apenas que entremos por ela, pois esta é a porta do Senhor, pela qual entram os justos. Dou-te graças, porque me respondeste e foste a minha salvação. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular. Isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós (Sl 118:20-23 – NVI). Não guardemos em nossos corações algo que nos afasta de Deus. Se alguém dentre nós está sem falar com algum de seus familiares por qualquer motivo que seja, hoje é dia de procurar ou ligar e falar com essas pessoas, pedir perdão a elas e perdoá-las caso elas peçam. Chegará o dia em que essas pessoas partirão e ficaremos com o remorso e saudades, pois tivemos a chance de falar com elas e não o fizemos. Não deixemos para amanhã, façamos isso hoje, agora mesmo, pois este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia (Sl 118:24 – NVI).

Se eu continuar escrevendo, será por mim, o que jamais deve acontecer. Eu creio que o recado que o Senhor queria dar já foi entregue, para a Glória do Senhor. Que Ele fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário