Translate

domingo, 16 de setembro de 2012

Basta apenas a palavra certa – 1ª.


Versículos Mc 07:24-30; Is 06:01-07; Dn 10:12 e Mt 12:37.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 15/10/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Almeida Revista e Atualizada).

E, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se; porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés. E esta mulher era grega, sirofenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio. (Mc 07:24-26).

Não importa onde, quando, de que forma, sempre haverá alguém que precisa de Jesus. Ainda que seja uma pessoa da mais alta qualificação intelectual, extremamente gabaritada nas ciências e que aparentemente não queira saber nada do Evangelho, essa pessoa no seu mais profundo íntimo tem necessidade de ouvir falar de Jesus. Na passagem, vemos que o Senhor não queria que ninguém soubesse dEle, mesmo assim, alguém precisava de Sua presença. A mulher que procurou o Senhor era grega de origem sirofenícia, ou seja, eram alguns dos povos mais inteligentes que já existiram, haja vista todas as conquistas obtidas e desenvolvidas por eles como o alfabeto, domínio do mar mediterrâneo, a democracia, a filosofia, as artes, etc. Não importa a classe social, a carreira escolar, ao status que alguém possua, essa pessoa precisa de Jesus.

Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos (Mc 07:27-28).

Que palavras mais duras emitidas pelo Senhor. Às vezes, Ele libera uma palavra dura para a nossa salvação e libertação, então saímos desanimados, chateados, muitas vezes ofendidos e até nos sentindo humilhados pelo Senhor, mas aquela mulher não desanimou, não se ofendeu pelas palavras do Mestre, ao contrário, manteve-se firme em seu propósito e pronunciou as palavras necessárias para que o inferno batesse em retirada, então Ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha (Mc 07:29). Basta apenas uma palavra certa por nós pronunciada para que os grilhões do inferno sejam quebrados e ação de Deus limpe todos os destroços que permaneceram. Aquela mulher provavelmente era de uma certa “soberba”, possuía um “ar de superioridade”, até pela origem de seu povo, mas no momento que ela se humilhou perante o Senhor e aceitou Suas palavras o poder de Deus pode alcançá-la.

Qual será a palavra que precisamos proferir para que o poder de Deus nos atinja? Para alguns pode ser: “Eu perdôo”, para outros: “eu reconheço que sou um pecador”, ou ainda: “eu sei que é algo errado, mas me dá prazer e eu gosto, mas não quero mais”. Cada um de nós sabe o que precisa ser dito.

O profeta Isaías foi um homem que também soube usar a palavra certa. Em seu livro ele narra que no ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado (Is 06:01-07). Ora, esse anjo ainda faz isso, não necessariamente ele aparecerá com asas, mas ação da purificação dos lábios permanece ocorrendo.     

Precisamos prestar atenção naquilo que proferimos, pois a palavra certa, dita com sinceridade e com toda a clareza do nosso coração, move o de Deus, tal qual ocorreu com Daniel que o Senhor lhe disse para não temer, porque desde o primeiro dia em que ele aplicou o seu coração a compreender e a humilhar-se perante o Deus dele, foram ouvidas as suas palavras; e Deus enviou um anjo a ele por causa de suas palavras (Dn 10:12). O próprio Senhor Jesus disse que por nossas palavras seremos justificados, e por nossas palavras seremos condenados (Mt 12:37).

Devemos sempre procurar pronunciar as palavras certas, pois elas são as chaves para que as portas do céu sejam abertas. A mulher grega, sirofenícia de origem e que sua filha estava possuída por um espírito imundo, ao procurar Jesus e proferir a palavra correta, teve seu pedido atendido e, voltando ela para casa, achou a menina sobre a cama, pois o demônio a deixara (Mc 07:30 – ARA). Que o Senhor fale mais aos nossos corações. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário