Translate

domingo, 9 de setembro de 2012

Sem ela ninguém verá o Senhor.


Versículos Js 07:10-13, Ne 09:01-03, Pv 03:05-08, Jo 17:17, Hb 12:14 e I Pe 01:15.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 07/09/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor (Hb 12:14 – NVI).

Muitas pessoas que estão no mundo não possuem o “estereótipo” do pecador, pois, muitas delas, não se prostituem, não usam drogas, não se embriagam, não adulteram, não defraudam, não mentem, fazem boas ações, possuem um bom coração, estão sempre dispostas a ajudar quem necessite, enfim, fogem completamente do perfil de pecador que costumamos pré-conceber. Entretanto, mesmo procurando viver de acordo com os padrões morais e éticos, infelizmente essas pessoas, assim como o pecador mais imundo que existe – e que não se arrepende de seus pecados – não verão ao Senhor.

Ora, mas por que alguém dotado de tantas qualidades, que não faz as coisas erradas não poderá ver o Senhor? Porque a Palavra é clara e diz que sem santidade, ninguém verá o Senhor. Mas o que vem a ser santidade?

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade (Jo 17:17). Ou seja, em outras palavras, viver em santidade é viver em concordância com aquilo que a Palavra de Deus fala, aquilo que Ela proíbe deve ser rechaçado de nossas vidas e aquilo que Ela nos promete deve ser o alvo de nossas buscas. Essa pessoa pode, mesmo com todas essas qualidades, por exemplo, guardar em seu coração um sentimento de vingança contra alguém por algo que a prejudicou em sua juventude. Ela não está santificada, pois está em desacordo com a Palavra que nos manda perdoar nossos irmãos, se necessário, até setenta vezes sete (Mt 18:21-22).

“Ah, mas é muito fácil dizer isso, pois você não está no meu lugar. Não sabe o que aquela pessoa fez contra mim. Que mal ela me causou!”, alguém pode dizer. Mas quem disse que é fácil? Jesus disse que estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem (Mt 07:14). Tem que perdoar e ponto final. É uma ordem que o Senhor nos dá e não uma “opção a ser estudada”.

Para fundamentarmos mais o nosso entendimento em relação àquilo que está presente na Palavra, vejamos uma passagem que está no livro de Neemias. No dia vinte e quatro do mês, os israelitas se reuniram, jejuaram, vestiram pano de saco e puseram terra sobre a cabeça. Os que eram de ascendência israelita tinham se separado de todos os estrangeiros. Levantaram-se nos seus lugares, confessaram seus pecados e a maldade dos seus antepassados. Ficaram onde estavam e leram o Livro da Lei do Senhor, do seu Deus, durante três horas, e passaram outras três horas confessando e adorando o Senhor, o seu Deus (Ne 09:01-03 – NVI).

Algo que é muito importante nessa passagem refere-se ao fato de que os israelitas, durante o seu período de busca por perdão de seus pecados, consagração e adoração a Deus, se separaram de todos os estrangeiros. O mesmo deve ser feito por nós. Precisamos nos afastar de tudo aquilo que é “estrangeiro”, de fora, da Palavra de Deus, mesmo sendo algo que nos dá prazer, nos dá lucro, etc. Longe daquilo que é “estranho” à Palavra do Senhor, teremos condições de nos voltarmos de todo o nosso coração a Deus e, dessa forma, poderemos encontrá-lO.

Por exemplo, o traficante de drogas que se converte, não pode simplesmente abandonar seu vício nas drogas, mas também parar imediatamente com essa prática errada. O mesmo serve também para o adúltero. Não basta apenas confessar seu pecado ao Senhor e ao seu cônjuge, mas também abandonar no mesmo instante essa prática.

Mas alguém pode dizer: “Bobagem, mesmo do jeito que eu sou e na situação em que eu me encontro, o Senhor está me abençoando. No fundo Ele sabe, por exemplo, que eu preciso vender as drogas para sustentar a minha família, ou ainda, que meu cônjuge tem um problema sério de saúde e que não pode ser o meu parceiro (ou minha parceira) para os momentos de intimidade. Ele me entende”. Cuidado! O Senhor não entende nada que esteja em desacordo com a Sua Palavra. Pode ser que o Senhor nos esteja abençoando porque alguém está nos cercando com as suas orações. Além do mais, esse tipo de interpretação dos sentimentos do Senhor está baseado em nosso próprio entendimento, e a Palavra nos manda confiar no SENHOR de todo o nosso coração, e não nos estribarmos em nosso próprio entendimento (Pv 03:05).

“Como eu posso simplesmente abandonar o tráfico ou a pessoa que se envolve intimamente comigo de uma hora para outra? Os outros traficantes vão querer me matar, ou essa pessoa vai querer me destruir!” E quem disse que seremos nós que faremos essa obra? Quem a fará será o Senhor, basta que O reconheçamos em todos os nossos caminhos, e ele endireitará as nossas veredas (Pv 03:06). O que nós precisamos fazer é não sermos sábios aos nossos próprios olhos; temermos ao SENHOR e apartarmo-nos do mal (Pv 03:07).

Para que a santidade seja presente em nossas vidas, não podemos esconder sequer uma pequena mancha dentro do mais profundo e bem guardado esconderijo de nossos corações, pois assim como é santo aquele que nos chamou, sejamos santos nós também em tudo o que fizermos (I Pe 01:15 – NVI). Com algo em desacordo com a Palavra de Deus, não teremos como nos sustentar diante dos inimigos, conforme veremos na seqüência.

Os israelitas, liderados por Josué conseguiram invadir a poderosa e murada cidade de Jericó. O Senhor, porém, os mandou destruir tudo o que fosse daquela cidade. Entretanto Acã, um dos soldados, ao ver uma capa babilônica e algumas peças de prata e de ouro, lançou mão delas e as escondeu sobre a sua barraca. Os israelitas então, partiram para o combate contra uma pequenina cidade chamada Ai e foram derrotados por seus homens. Josué então, prostrou-se diante de Deus lamentando o que havia acontecido. O Senhor disse a Josué: "Levante-se! Por que você está aí prostrado? Israel pecou. Violaram a aliança que eu lhes ordenei. Eles se apossaram de coisas consagradas, roubaram-nas, esconderam-nas, e as colocaram junto de seus bens. Por isso os israelitas não conseguem resistir aos inimigos; fogem deles porque se tornaram merecedores da sua destruição. Não estarei mais com vocês, se não destruírem do meio de vocês o que foi consagrado à destruição” (Js 07:10-12 – NVI). Por estarem com algo que o Senhor desaprovava, os israelitas foram vencidos pelos inimigos. O mesmo acontece conosco. Ainda que o inimigo seja, “aparentemente pequeno”, sem a proteção do Senhor ele tem o poder necessário de nos conduzir a uma derrota que, aparentemente, não aconteceria.

Na seqüência, o que o Senhor determinou a Josué? "Vá, santifique o povo! Diga-lhes: Santifiquem-se para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Há coisas consagradas à destruição no meio de vocês, ó Israel. Vocês não conseguirão resistir aos seus inimigos enquanto não as retirarem” (Js 07:13 – NVI).

Portanto, sem santidade ninguém verá o Senhor. Creiamos na Palavra do Senhor e nos santifiquemos para Ele. Então nós veremos que isto será saúde para o nosso âmago, e medula para os nossos ossos (Pv 03:08). Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário