Translate

domingo, 30 de setembro de 2012

O Senhor continuamente diante de nós.



Versículos I Sm 17:32-46, Sl 16:08-11, Dn 06:16, I Co 02:14-16 e II Co 10:03-05.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 28/09/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (I Co 02:14).

O homem natural pode ser uma pessoa extremamente capacitada em sua área de formação acadêmica, de reconhecida sapiência e, até mesmo, dotada de fama por sua inteligência nas ciências humanas. Entretanto, essa pessoa não consegue entender, aos olhos humanos, o mover de Deus na vida de uma pessoa que, por exemplo, foi curada de uma doença em estágio avançado, teve o casamento restaurado depois de tantos anos de separação, livrou-se imediatamente de um vício sem as crises de abstinência, etc. Isso acontece porque as coisas de Deus são discernidas espiritualmente, e não humanamente.

Porém, existem pessoas que mal possuem o conhecimento necessário para escrever, por exemplo, seu próprio nome, entretanto, consegue caminhar tranqüilamente na Presença do Senhor, enxerga o Seu mover em sua vida e na das pessoas que a cercam, pois é uma pessoa espiritual e o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido (I Co 02:15). Ou seja, a pessoa espiritual não é enganada pelo inimigo, ao contrário, ela até impede que o inimigo haja na vida de outras pessoas.

Ora, mas é impossível uma pessoa se curar de uma doença em estado terminal, por exemplo. Aos olhos humanos sim, mas não aos Olhos do Senhor. Entretanto, não devemos olhar a batalha através da ótica humana, pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas (II Co 10:03-04 – NVI). Vejamos na Palavra uma passagem, muito conhecida, mas que nos ajuda a entender esse conceito de maneira completa.

Trata-se da passagem entre Davi e Golias. Os israelitas e os filisteus estavam em guerra. O povo que perdesse serviria de escravo ao outro. Por parte dos filisteus, lutaria o gigante Golias, um homem de combate extremamente preparado. Por muitos dias, ele desafiou o exército de Israel, porém, nenhum homem quis enfrentá-lo. Davi foi levar mantimentos para os seus irmãos no fronte de batalha e, ao ouvir a afronta de Golias, se ofereceu para lutar contra ele. E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu. Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade (I Sm 17:32-33). Aos olhos humanos, Davi seria destruído, uma vez que ele era somente um pastor de ovelhas que lutaria contra um experiente homem de guerra. Porém, Davi estava “um passo à frente” de Saul.

Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo (I Sm 17:34-37).

Davi tinha plena consciência que não tinha capacidade, por ele próprio, de vencer aquele guerreiro, porém, ele sabia que o Senhor o poderia fazer e, por isso, O trouxe para o combate. Nenhum de nós tem condição de lutar contra o inimigo que está por detrás de algum infortúnio que nos esteja atacando, mas o Senhor tem! Então, assim como fez Davi, precisamos trazê-lO para o combate. Ou seja, precisamos ter o discernimento espiritual de Davi e reconhecer que não venceremos a batalha de maneira “normal, humana”, mas de maneira espiritual, com auxílio do Pode de Deus.

E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si (I Sm 17:38-39). Algo que já estudamos, mas que vale a pena relembrarmos. A armadura de Saul era perfeita para Saul e não para Davi, ou seja, às vezes, o melhor para os outros pode nos atrapalhar. Ninguém deve usar a Fé do outro, mas cada um buscar o Senhor com a sua própria Fé. Não é porque um irmão alcançou uma grande cura fazendo um jejum completo de alguns dias que isso vai funcionar para todos nós também, ao contrário, pode ser que isso acabe com o restante das defesas naturais e nos conduza a uma situação de deficiência de saúde com sérias consequências.

E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu. O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele. E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto. Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel (I Sm 17:40-46).

Davi partiu para o combate com suas próprias capacidades? Não, ele partiu em Nome do Senhor dos Exércitos e não se importou com o tamanho do inimigo, pois a certeza de sua vitória estava depositada no Senhor Deus. O mesmo serve para todos nós. Não importa o quão influente, poderoso, temido seja o nosso inimigo, devemos partir para a batalha em o Nome do Senhor Jesus, pois nEle há muito mais poder que em todos os inimigos somados e multiplicados “n” vezes o resultado. Ânimo no combate irmãos, pois maior é O que está em nós, do que o que está no mundo (I Jo 04:04).

Mas como Davi poderia ter a certeza de sua vitória? Ele mesmo responde isso em um de seus salmos quando diz que tem posto o SENHOR continuamente diante dele; por isso que ele está à sua mão direita, nunca vacilará (Sl 16:08). Prestemos atenção a isso: colocar o Senhor continuamente diante dele! É muito comum nos voltarmos a Deus quando a coisa está feia para o nosso lado, não é mesmo? Mas, e quando as coisas estão bem, costumamos a buscá-lO com a mesma freqüência? Se a nossa resposta for um “não”, estamos agindo de maneira errada. Além do mais, Ele está diante (à frente) e não atrás.

Um homem que servia o Senhor continuamente, independente da situação era Daniel. O rei Dario baixou um decreto real que proibia, durante trinta dias, as pessoas de seu reino de orar a qualquer deus ou a qualquer homem, exceto a ele, seria atirado na cova dos leões. Daniel não deixou de orar a Deus e foi levado à cova. Mesmo tendo uma grande consideração e um grande carinho por Daniel, Dario foi obrigado a puni-lo. Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará (Dn 06:16).

Não importava a situação, Daniel não se deixou levar pelas circunstâncias e não deixou de se dirigir, orar e se voltar ao Senhor. Façamos o mesmo. Não importa se as coisas vão bem ou mal, busquemos o Senhor em todo o tempo.

Agindo dessa forma, o que acontecerá conosco? Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente (Sl 16:09-11). Oh Aleluia! Quantas bênçãos preparadas para cada um de nós!

Não bastassem todas essas bênçãos, tendo o Senhor continuamente diante de nós, não damos espaços para o inimigo plantar sua semente nefasta em nossas mentes e corações, pois destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo (II Co 10:5 – NVI). Ou seja, dentro de nós só haverá espaço para as coisas do Senhor, porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo (I Co 02:16).


Logo, coloquemos o Senhor sempre à nossa frente em todas as situações, sejam elas “aparentemente” complicadas ou quando tudo vai bem. Além disso, olhemos a situação sobre a ótica do Senhor, em outras palavras, espiritualmente. Ainda que a situação seja, aos olhos humanos, impossível, o Senhor tem o Poder necessário para nos conduzir à vitória. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário