Translate

domingo, 23 de setembro de 2012

Basta apenas a palavra certa – 2ª.


Versículos Mt 12:37; II Rs 05:20-27; Pv 12:17; II Sm 12:01-13; Pv 28:13 e Mc 07:24-30.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 16/10/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel a Almeida Revista e Atualizada).

Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado (Mt 12:37).

A condenação pode não estar vinculada ao ato que praticamos, mas sim em que falamos para encobrir o erro que cometemos. Temos exemplos nas Escrituras Sagradas disso, um que foi condenado por um pecado, até certo ponto, “menor” e um que recebeu o perdão de Deus depois de ter cometido dois pecados “maiores”, Geazi e Davi.

Naamã, o capitão dos exércitos do rei da Síria, foi tomado pela lepra e uma menina, escrava da esposa do capitão, contou à sua senhora que havia um profeta em Samaria que poderia restaurá-lo da lepra. Naamã foi então enviado pelo rei para aquele local onde encontrou Eliseu que mandou que ele mergulhasse sete vezes no Jordão. Inicialmente Naamã recusou-se, porém acabou convencido a fazer o que o homem de Deus havia mandado, então ficou livre da lepra. O capitão então tentou pagar ao profeta que não aceitou e então partiu (II Rs 05:01-19).

Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem? E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas. E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele. E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se. Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte (II Rs 05:20-25).

Será que Eliseu perguntava sempre a Geazi de onde ele vinha, para onde ia? Provavelmente não, o que ocorre é que aquela foi a chance que Deus deu a ele para que caísse em si, confessasse seu erro e pedisse misericórdia por aquilo que havia feito, afinal o que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano (Pv 12:17). Geazi, porém, ao invés disso, tentou encobrir seu erro com uma mentira e pagou um alto preço.

Eliseu, porém lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve (II Rs 05:26-27).
O rei Davi havia cometido dois pecados, primeiramente tomou a Bate-Seba, mulher do heteu Urias, por sua mulher e, após descobrir que ela havia engravidado, mandou que colocassem Urias na linha de frente da batalha contra os amonitas para que ele morresse e assim ocorreu. Isso, porém pareceu mal aos olhos do Senhor (II Sm 11).

E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele. Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu. Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul; e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas. Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás (II Sm 12:01-13).

Diferentemente de Geazi, Davi imediatamente reconheceu que havia errado e por causa disso não pereceu, também pagou um alto preço por seu erro, afinal o filho nascido desse ato não resistiu e morreu, mas Davi alcançou a misericórdia divina, pois a Palavra diz que o que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia (Pv 28:13).

Davi reconheceu seu erro, falou as palavras certas e alcançou misericórdia do Senhor. Outra pessoa que proferiu as palavras corretas foi a mulher grega, sirofenícia de nação que possuía uma filha endemoninhada.

E Jesus, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se; porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés. E esta mulher era grega, sirofenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio. Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos (Mc 07:24-28).

Que palavras mais duras emitidas pelo Senhor, e às vezes o Senhor libera uma palavra dura para a nossa salvação e libertação e então saímos desanimados, chateados, muitas vezes ofendidos e até nos sentindo humilhados pelo Senhor, mas aquela mulher não desanimou, não se ofendeu pelas palavras do Mestre, ao contrário, manteve-se firme em seu propósito e pronunciou as palavras necessárias para que o inferno batesse em retirada, então Ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha (Mc 07:29). Basta apenas uma palavra certa por nós pronunciada para que os grilhões do inferno sejam quebrados e ação de Deus limpe todos os destroços que permaneceram. Aquela mulher provavelmente era de uma certa “soberba”, possuía um “ar de superioridade”, até pela origem de seu povo, mas no momento que ela se humilhou perante o Senhor e aceitou Suas palavras o poder de Deus pode alcançá-la.

Devemos sempre procurar pronunciar as palavras certas, pois elas são as chaves para que as portas do céu sejam abertas. A mulher grega, sirofenícia de origem e que sua filha estava possuída por um espírito imundo, ao procurar Jesus e proferir a palavra correta, teve seu pedido atendido e, voltando ela para casa, achou a menina sobre a cama, pois o demônio a deixara (Mc 07:30 – ARA). Não devemos esquecer de confessar nossos erros, pedir perdão de todo o coração e proferir as palavras certas, sem tentar encobrir as nossas transgressões, para que a misericórdia de Deus nos alcance. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário