Translate

domingo, 2 de setembro de 2012

Com algo proibido presente, Deus não poderá operar.


Versículos Js 07:01-13, Pv 25:02-05; 26:20 e Jn 01:01-14.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 31/08/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis, está em descobri-las (Pv 25:02).

A nossa única fonte de inspiração para tomarmos decisões, atitudes, etc, deve ser a Palavra de Deus, pois lá estará a vontade do Senhor e os desejos do Seu coração para todos nós. A glória do Senhor está nas coisas encobertas (ocultas) àqueles que não são tementes à Palavra, mas a honra dos reis está em descobri-las, enxergá-las, entendê-las. Mas quem são esses reis? Ora, todos aqueles que estão debaixo da autoridade do Senhor, pois para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.  (Ap 05:10).

Os céus, pela altura, e a terra, pela profundidade, assim o coração dos reis é insondável. Tira da prata as escórias, e sairá vaso para o fundidor; tira o ímpio da presença do rei, e o seu trono se firmará na justiça (Pv 25:03-05). Porém, caso exista algo proibido pela Palavra presente em nossas vidas, o Senhor não poderá agir em nosso favor.

Portanto, caso exista algo proibido em nossas vidas, ainda que nos traga prazer, lucro, etc, este deve ser tirado, pois saindo o ímpio (que não respeita as coisas de Deus, que é proibido) da presença do rei, o seu trono (aquilo que ele precisa, seu ministério, etc) se firmará na justiça, ou seja, serão tiradas as escórias da prata e sairá um vaso puro para o fundidor, afinal, sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda (Pv 26:20). Vejamos exemplos na Palavra que tornam esse entendimento mais claro.

E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR (Jn 01:01-03).

Jonas havia recebido um chamado específico do Senhor Deus para uma determinada obra, porém, decidiu fugir ao invés de fazer aquilo que o Deus lhe mandara. Pode ser seja o mesmo caso para conosco. Talvez o Senhor tenha nos mostrado algo que devemos abandonar em nossas vidas (um ódio, uma mágoa, um ressentimento, uma prática errada, etc), porém, ao invés de ouvir a Voz do Senhor, estamos fugindo dEle, afinal isso está nos dando lucro, conforto, prazer, etc. Temos que fazer aquilo que o Senhor nos mandar.    

Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se (Jn 01:04). Não adianta, longe da vontade do Senhor somente haverá contratempos e problemas a serem enfrentados, jamais calmaria e bem estar.

Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. E o mestre do navio chegou-se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos. E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca. Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do SENHOR, porque ele lho tinha declarado. E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso. E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade (Jn 01:05-12).

Nesse caso específico, o “ímpio”, aquilo que estava impedindo o Senhor de operar, era o próprio Jonas. E em nosso caso? O que tem sido o nosso “Jonas” que deve ser lançado no mar do esquecimento? Perdão pela repetição, talvez uma mágoa, um ódio, um sentimento de vingança, um medo, um adultério, enfim, o que o Senhor está falando em nossos corações nesse momento, deve ser lançado ao mar para que o Poder de Deus possa operar em nosso favor.

Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles (Jn 01:13). Mesmo em erro, Jonas era um profeta do Senhor, e aquilo que ele falou era um recado de Deus para aqueles homens, pois os dons de Deus são irrevogáveis (Rm 11:29 – NVI), porém, ao invés de fazer aquilo que Jonas havia dito, os homens tentavam contornar aquela situação, mas sem sucesso, pois a situação ficava cada vez mais complicada. Não adianta procurarmos subterfúgios ou saídas alternativas, fora do Plano de Deus não haverá êxito em nada que fizermos ou tentarmos.

Então clamaram ao SENHOR, e disseram: Ah, SENHOR! Nós te rogamos, que não pereçamos por causa da alma deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, SENHOR, fizeste como te aprouve (Jn 01:14). Joguemos o nosso “Jonas” ao mar para que a ação de Deus possa se fazer presente em nós.

Vejamos mais um exemplo, na Palavra, de que existindo algo proibido, o Senhor não poderá estar ao nosso lado.

Mas os israelitas foram infiéis com relação às coisas consagradas. Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, apossou-se de algumas delas. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel. Sucedeu que Josué enviou homens de Jericó a Ai, que fica perto de Bete-Áven, a leste de Betel, e ordenou-lhes: "Subam e espionem a região". Os homens subiram e espionaram Ai. Quando voltaram a Josué, disseram: "Não é preciso que todos avancem contra Ai. Envie uns dois ou três mil homens para atacá-la. Não canse todo o exército, pois eles são poucos". Por isso cerca de três mil homens atacaram a cidade; mas os homens de Ai os puseram em fuga, chegando a matar trinta e seis deles. Eles perseguiram os israelitas desde a porta da cidade até Sebarim, e os feriram na descida. Diante disso o povo desanimou-se completamente (Js 07:01-05 – NVI).

Os israelitas haviam transgredido as ordens do Senhor e, consequentemente, estavam descobertos da proteção Divina. Dessa forma, mesmo em um combate contra um adversário “menor” acabou derrotado. O mesmo acontece conosco. Ainda que o inimigo seja “um simples resfriado”, por exemplo, sem a proteção do Senhor ele tem o poder necessário de nos conduzir a uma derrota que, aparentemente, não aconteceria.

Então Josué, com as autoridades de Israel, rasgou as vestes, prostrou-se, rosto em terra, diante da arca do Senhor, cobrindo de terra a cabeça, e ali permaneceu até à tarde. Disse então Josué: "Ah, Soberano Senhor, por que fizeste este povo atravessar o Jordão? Foi para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir? Antes nos contentássemos em continuar no outro lado do Jordão! Que poderei dizer, Senhor, agora que Israel foi derrotado por seus inimigos? Os cananeus e os demais habitantes desta terra saberão disso, nos cercarão e eliminarão o nosso nome da terra. Que farás, então, pelo teu grande nome? " O Senhor disse a Josué: "Levante-se! Por que você está aí prostrado? Israel pecou. Violaram a aliança que eu lhes ordenei. Eles se apossaram de coisas consagradas, roubaram-nas, esconderam-nas, e as colocaram junto de seus bens. Por isso os israelitas não conseguem resistir aos inimigos; fogem deles porque se tornaram merecedores da sua destruição. Não estarei mais com vocês, se não destruírem do meio de vocês o que foi consagrado à destruição (Js 07:06-12 – NVI).

O recado do Senhor dado aos israelitas através dessa passagem também serve para nós. Não adianta ficarmos prostrados diante da situação, precisamos nos levantar e tirar do meio de nós aquilo que está errado, o nosso pecado, pois se não fizermos isso, não resistiremos aos nossos inimigos e seremos destruídos, pois o Senhor não estará no meio de nós, conosco.

"Vá, santifique o povo! Diga-lhes: Santifiquem-se para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Há coisas consagradas à destruição no meio de vocês, ó Israel. Vocês não conseguirão resistir aos seus inimigos enquanto não as retirarem” (Js 07:13 – NVI). O Senhor está falando conosco agora: precisamos nos santificar, tirando do meio de nós os anátemas (coisas proibidas), pois, enquanto não as retirarmos, não poderemos ter o Poder de Deus agindo em nosso favor.

Portanto, caso exista algo proibido presente em nossas vidas, devemos tirá-lo imediatamente, caso contrário, a derrota é certa em nossas empreitadas. Tiremos o nosso “Jonas” para que o Senhor tenha liberdade de agir em nós. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário