Translate

domingo, 16 de outubro de 2011

Aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.


Versículos: II Co 07:01; Sl 111:10; Pv 08:13, 14:27, 16:06, 10:27; Sl 34:09-11; Sl 86:11; Jó 01:08.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 24/04/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Precisamos nos purificar de toda a imundícia da carne e do nosso espírito, aperfeiçoando a nossa santificação no temor do Senhor (II Co 07:01).

Sem santidade não veremos o Senhor. Se não estamos O vendo em nossas vidas, é sinal que a nossa santidade pode não estar de acordo. Se possuirmos o temor do Senhor, teremos também a sabedoria necessária para nos desviar daquilo que está contra a Palavra, da oportunidade que aparentemente não é ilegal, porém não é de agrado do Senhor.

O temor de Deus deve estar presente em todos os momentos de nossa vida, pois ele é o princípio da sabedoria e bom entendimento tem todos os que cumprem seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre (Sl 111:10). Aquele que possui o temor do Senhor odeia o mal, a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa (Pv 08:13), ele ainda é a fonte da vida para se desviar dos laços da morte (Pv 14:27) e através dele os homens desviam-se do pecado (Pv 16:06).

Tomados pelo temor do Senhor, qualquer atitude que por ventura venhamos a tomar e que seja do desagrado dEle incomodará o nosso coração. Agora, se algum dia fizermos algo de errado contra alguém, precisamos procurar essa pessoa e contar-lhe toda a verdade, pois através da misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada (Pv 16:06).

O temor do Senhor aumenta os dias, mas os perversos terão anos da vida abreviados (Pv 10:27). Isso não significa, porém, que aquela pessoa que partiu jovem ou logo após a sua conversão tenha sido perversa. Às vezes o Senhor, que sabe de todas as coisas, permite que aquela pessoa parta mais cedo para que não se perca com algo pior no futuro. Deus pode permitir que o corpo seja destruído para que o espírito seja salvo no dia do Senhor.

Se alguma coisa nos tem faltado, pode ser que isso esteja ocorrendo por falta de temor do Senhor, pois nada falta aos que o temem (Sl 34:09). Os filhos dos leões necessitam e sofrem, mas aqueles que buscam ao Senhor, bem nenhum faltará (Sl 34:10).

  Mas como possuir o temor de Deus?

Seguindo aquilo que Deus fala através da pregação da Palavra, de um louvor, de uma leitura bíblica, estudando novamente aquilo que foi aprendido. O rei Davi disse: “vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor” (Sl 34:10).

Mas e se nós nos esforçamos, tentamos resistir às tentações, andar no caminho da verdade, quando ouvimos a Palavra ficamos com o coração cheio de alegria, mas quando vemos caímos novamente? O que podemos fazer?
Pedir ao Senhor para Ele nos ensinar o Seu caminho e andaremos na verdade, peçamos a Ele que una o nosso coração ao temor do Seu nome (Sl 86:11).

Irmãos, a nossa meta deve ser que o Senhor diga a nosso respeito o mesmo que Ele falou de Jó a Satanás, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desvia do mal (Jó 01:08).

Aleluia, que Deus possa falar de cada um de nós a mesma coisa, em nome de Jesus. Amém Senhor! 

2 comentários: