Translate

domingo, 9 de outubro de 2011

Sofremos, muitas vezes, por falta de conhecimento.


Versículos Os 04:06, Ex 02:01-05, Ez 18:01-04; 23 e Jo 04:01-04.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 07/10/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos (Os 04:06).

Pode ser que muitos de nós estejamos atravessando momentos muito difíceis, onde aparentemente, nada dá certo, as derrotas, as dívidas, as dificuldades estão se sobrepondo. Nesse momento, às vezes, até culpamos Deus por nos abandonar, pois “onde Ele está que não vê a dificuldade que estamos atravessando?”. Ora, Ele sempre esteve e estará para sempre ao nosso lado. A saída para todos, absolutamente todos os nossos problemas, sempre esteve às nossas mãos na Palavra de Deus, mas, por falta de conhecimento nossa, o Senhor não pode agir, afinal, Ele precisa da deflagração da nossa Fé, baseada na Palavra para começar a operar maravilhas em nosso meio. Sem que nos baseemos na Palavra, não podemos ser sacerdotes do Senhor para os nossos problemas e, consequentemente, nada de milagres manifestos em nós.

Um exemplo clássico de que a nossa falta de conhecimento da Palavra impede o agir de Deus em nossas vidas é a chamada “maldição hereditária”. Infelizmente, alguns de nós acreditam que existe a referida “maldição”, já que “todo ano tem um acidente com vítimas na família”, ou “todas as mulheres da casa já tiveram câncer de mama, então alguma irmã também terá”, ou ainda “nenhum casamento deu certo entre os familiares, então o de alguém também não dará”. Alguns ainda acham que essa maldição é causada por algum pecado que alguém da família praticou e agora nunca mais vai sair. Pura bobagem.

Alguns até utilizam-se da Bíblia para mostrar que ela, a maldição, existe, afinal Deus falou todas estas palavras: "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão”. "Não terás outros deuses além de mim”. "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam” (Ex 20:01-05 – NVI). Com tudo isso que está escrito na Palavra, como alguém pode dizer que não existe?

Não basta apenas ler a Palavra, é necessário entender em que momento histórico a passagem foi escrita, em que situação estava o povo para que a passagem foi escrita, como ele estava espiritualmente, fisicamente, etc. A passagem acima foi dada ao povo de Israel, quando estavam fugindo do Egito e é específica para eles. Isso fica claro, mais à frente na Palavra quando Ezequiel nos fala algo diferente: Esta palavra do Senhor veio a mim: "Que é que vocês querem dizer quando citam este provérbio sobre Israel: " ‘Os pais comem uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotam’? "Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que vocês não citarão mais esse provérbio em Israel. Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me pertencem. Aquele que pecar é que morrerá” (Ez 18:01-04 – NVI).

Portanto, não existe essa estória de que devido ao pecado de alguém, nossa família padece de um determinado mal, ou é algo que nos acompanha a gerações. Aquele que cometeu o erro pagará por isso, caso não se arrependa e se entregue a Jesus, nada de descontar nos filhos, netos ou familiares. Ainda que alguém tenha feito algo por maldade ou ignorância, o Senhor não quer ninguém nas mãos do inimigo, pois Ele diz: “Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? (Ez 18:23).

Não nos bastassem as explicações acima, vamos ver o que diz Aquele que é o nosso exemplo de como obedecer e colocar em prática as Santas Escrituras: Jesus Cristo. E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar (Jo 09:01-04). O próprio Senhor Jesus nos mostra que isso não existe.

Caso aconteça com alguém dentre nós esses problemas repetitivos de doenças, acidentes, divórcios, etc, essa é a hora de entrar na Presença de Deus e levar esse caso à Luz da Palavra (que é o Senhor Jesus) enquanto é dia e, com ousadia, se levantar contra esse mal exigindo a sua saída. Ainda que alguém tenha feito um trabalho de feitiçaria contra os familiares, o matrimônio de alguém o Senhor tem o poder de desmanchar esse imbróglio e botar o inimigo que está por detrás disso para correr.

Agora, caso estejamos em pecado, antes de lutar contra o mal, precisamos nos arrepender, pedir perdão ao Senhor e abandonar tal prática. Agora, se não houver nada que nos condene, podemos partir com convicção para o combate contra as forças das trevas, uma vez que, como o pardal que voa em fuga, e a andorinha que esvoaça veloz, assim a maldição sem motivo justo não pega (Pv 26:02 – NVI). Lembremos que nós sofremos, a maioria das vezes, por falta de conhecimento. Que o Senhor fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário