Translate

domingo, 9 de outubro de 2011

Cuidado com a corrupção do mundo.


Versículos: Tg 01:27.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 08/10/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo (Tg 01:27 – NVI).

Não entendamos “religião” com o conceito humano de culto à divindade, doutrina ou crença, mas sim como uma conduta agradável diante de Deus, baseada nas indicações, procedimentos e revelações presentes à Palavra. Então, a maneira de nos portarmos que agrada a Deus é cuidando dos órfãos e das viúvas. Mas quem são eles?

Os órfãos são aqueles que não possuem um pai. Logo, os órfãos aos quais a Palavra se refere são aqueles que ainda não conheceram a Deus como Pai, ou que já conheceram, mas, pelas atitudes tomadas durante a vida acabaram por perder essa contato, proximidade com o Senhor. Cabe a nós resgatá-los de volta ao Pai ou então apresentá-los ao Senhor, mostrando em atitudes, palavras e através da pregação da Palavra que o Senhor é o nosso Pai de Amor e que quer todos os Seus filhos salvos para a eternidade.

Já as viúvas são aquelas que perderam seus maridos, aqueles que “as sustentavam”, que eram seus companheiros, aqueles com quem elas podiam contar em um momento de adversidade, de problemas e que estavam sempre ao lado para entregar uma palavra de ânimo, de força, enfim, para ajudá-las em um momento difícil. No mundo espiritual, as viúvas são aqueles(as) que perderam a comunhão com o Senhor e agora se vêem sozinhos, sem sustento (do alimento que vem da Palavra) e provando o silêncio de Deus. A esses também devemos dar toda a assistência necessária.

Agora, uma parte muito importante dessa passagem é referente a não se deixar corromper pelo mundo. Vivemos em um mundo atualmente tomado pela devassidão, pela promiscuidade, pelas drogas, pelo adultério, pela pedofilia, pela mentira, pela ganância, pela corrupção, enfim, por todas as coisas mais tristes e pesadas que poderíamos um dia, sequer, imaginar que seria possível alguém se submeter a tal prática. Cada Filho de Deus deveria ser um exemplo de como se comportar, agir, em suma, ser um espelho de como Jesus agiria se estivesse em seu lugar. O problema maior é que, mesmo aqueles que conhecem a Palavra, sabem o que Ela trás como certo ou errado, estão caindo nos mesmos erros que aqueles que estão no mundo e estão servindo de exemplo negativo aos outros, afastando-os cada vez mais de Jesus.

Pobre dessas pessoas, pois a Palavra diz que melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos (Lc 17:02). Alguns que se dizem Filhos de Deus, freqüentam a Igreja, conhecem a Palavra profundamente, infelizmente, sabem que é errado, mas estão em adultério, mentem, defraudam, enganam as outras pessoas e por aí vai. Então, quando a verdade vem a público, simplesmente escandalizam o Evangelho conduzindo as pessoas que não conhecem a Jesus a um julgamento errado. Jesus disse aos seus discípulos: "É inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem” (Lc 17:01 – NVI).

Como já dissemos, estamos em uma época em que o pecado está presente em todos os lugares, por isso a Palavra nos adverte a sermos sóbrios; vigiarmos; porque o diabo, nosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (I Pe 05:08). Ele só está esperando uma brecha para colocar em ação o seu plano para nos conduzir à perdição eterna. O nosso coração é enganoso e perverso (Jr 17:09), basta um piscar de olhos para que o inimigo entre nele, acampe-se e inicie a destruição das nossas almas.

Portanto, tomemos cuidado com a corrupção do mundo. Mesmo sendo Filhos do Altíssimo, não devemos dar ao inimigo chance de sequer chegar perto do nosso coração, pois uma vez lá, não mais enxergaremos o mundo sob o olhar de Deus, mas através do olhar do diabo. Então ele nos convencerá de que aquilo que estamos fazendo “não é tão errado assim”, ou “todo mundo faz, por que nós não podemos também fazer?”, ou ainda “Deus entende que você esteja em adultério, afinal o seu cônjuge não te dá mais atenção”! Está amarrado inimigo! Caso alguém dentre nós esteja passando por essa situação, não espere nem mais um segundo, entre diante de Deus, peça perdão pelos seus erros, abandone a prática e vigie para não sofrer o contra-ataque do inferno. Além disso, sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida (Pv 04:23). Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário