Translate

domingo, 23 de outubro de 2011

Coisas que nos tiram de Deus.


Versículos: Is 02:06.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 22/10/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Certamente abandonaste o teu povo, os descendentes de Jacó, porque eles se encheram de superstições dos povos do leste, praticam adivinhações como os filisteus e fazem acordos com os pagãos (Is 02:06-NVI).

Muitos, infelizmente, têm sido abandonados pelo Senhor. Mas Ele faz isso? Então a Palavra de Deus tem uma falha, afinal Ela diz que Ele nunca nos deixaria e jamais nos desampararia (Js 01:05)? De forma alguma, essa promessa feita a Josué permanece válida para todos aqueles que estão debaixo da autoridade do Senhor, entretanto, aqueles que não estão (ou um dia já estiveram, porém agora não mais) não há como o Senhor proteger e cumprir o que está dito na Santa Escritura, afinal quem não está com Deus, que é a Luz, está em trevas e que comunhão há entre a luz e as trevas (II Co 06:14)? Como então a Luz poderá proteger alguém que está na escuridão, que não tem comunhão com Ela?

Para que o Senhor nos abandone, primeiramente, é preciso que nós o abandonemos. Ele ama a cada um de nós como Seus filhos queridos e jamais desiste de nós, tanto é que, mesmo em trevas, Ele manda uma mensagem para abrir nossos olhos, um hino toca os nossos corações, alguém fala uma única frase da Palavra que nos chama atenção. Tudo isso é um escape que Ele manda para nos tirar do caminho errado, mas, infelizmente, alguns não dão ouvidos.

A passagem acima trás três coisas que fazem o Senhor nos abandonar: nos enchermos de superstições dos povos do leste, praticarmos adivinhações como os filisteus e fazermos acordos com os pagãos.

Os povos do leste, ou do oriente (conforme a tradução), são conhecidos por serem extremamente religiosos, místicos e muitos, desafortunadamente, estão “importando” essas características para o Evangelho. Ora, a Palavra de Deus é a pura e simples maneira que o Senhor tem de conversar conosco, nos mostrar a Sua Vontade e como agir em qualquer acontecimento que enfrentarmos. Qualquer outra coisa que seja acrescentada a Ela é da criação dos homens e não tem valor nenhum para o Senhor. Portanto, dogmas, rotinas, etc, que são ditas ou criadas por homens (mesmo que aparentemente sejam de pessoas de Deus) devem ser deixadas de lado afinal, se não é o Senhor que nos entregou, não servirá para nada.

Outra coisa que nos afasta do Senhor é praticarmos adivinhações como os filisteus. Esse povo costumeiramente recorria a adivinhos, e é algo que também vem acontecendo entre o povo de Deus. Algumas pessoas têm feito isso de maneira “diferente”, não indo diretamente a feiticeiros, mas questionando ao “irmão que fala com Deus”, ou “à irmã que ora e imediatamente é respondida”, etc. Talvez por uma certa “infantilidade” no Evangelho, ou por provar o silêncio do Senhor (por algum motivo) muitos têm agido como Saul que foi consultar a uma necromante na batalha contra os filisteus (I Sm 28:07-08), justamente porque o Senhor não havia falado com ele nem por sonho, nem através dos profetas.

A Palavra não diz que nosso Deus não é de confusão (I Co 14:33)? Então como Ele vai responder a oração de outra pessoa feita em meu nome? Pelo que sabemos, a única oração feita que é respondida é a feita Em Nome de Jesus e não no nome da Maria, do Pedro, do Fernando, do Afonso, da Eliana, etc. Não devemos confundir, uma coisa é interceder por uma pessoa, a outra é orar no lugar daquela pessoa, até porque existem orações que são personalíssimas. Quando intercedemos por alguém, o Senhor fala diretamente àquela pessoa que é o alvo da intercessão. O máximo que nós somos usados nesse caso é recebermos a direção de como agir para que a Palavra chegue ao Seu alvo. Portanto, o Senhor não deu a qualquer pessoa o “dom” de adivinhar nada a respeito de nossas vidas, o que Ele quiser falar conosco, pessoalmente o fará, pois o único intermediário que há entre nós e Deus é o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e mais ninguém.  

A terceira coisa que nos tira da Presença de Deus é fazer acordos com pagãos. Os pagãos são aqueles que não respeitam a Palavra de Deus, como então fazer um acordo com alguém assim? Novamente citando, quem não está com Deus, que é a Luz, está em trevas e que comunhão há entre a luz e as trevas (II Co 06:14)? Como então alguém que está na Luz poderá se juntar com alguém que está na escuridão?

Muitos irmãos (e irmãs) em Cristo têm firmado acordos comerciais, casamentos, etc, com pessoas que não tem como base de sua conduta moral a Palavra. Para essas pessoas, não há nenhum mal em trapacear alguém para ganhar uma concorrência, dizer uma “mentirinha” em relação aos seus produtos para vendê-los, sair com alguém que não é o seu cônjuge, afinal todo mundo faz isso. O Cristão não faz. Entretanto, visando uma melhor condição financeira, de vida, de status social, muitos têm se submetido a isso, afinal, um pequeno deslize não vai nos separar do Senhor. Vai sim! A Palavra do Senhor fala que aquele que perseverar até o fim (não de vez em quando) será salvo (Mt 10:22). Além disso, Ela também diz que um abismo chama outro abismo (Sl 42:07). Uma pequena mentira dita hoje pode evoluir até a perda da salvação.

Logo, não devemos firmar qualquer tipo de sociedade com aqueles que não tem a Palavra como base de sua conduta. Mesmo com aqueles que se dizem de Deus, oremos e peçamos ao Senhor a direção a ser tomada, afinal, nem todos que estão em Israel são israelitas (Rm 09:06).        

Portanto, o Senhor pode nos abandonar sim, mas para isso, precisamos abandoná-lO primeiramente. Agindo das formas, dentre tantas outras, descritas acima, certamente isso acontecerá. Oremos pedindo sabedoria para nos afastemos dessas coisas que nos tiram de Deus. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário