Translate

domingo, 30 de outubro de 2011

Entremos no sábado.


Versículos Jo 05:01-15; Sl 121:02 e II Cr 20:13-20.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 01/05/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

O Senhor Jesus estava em Jerusalém e passava por um tanque que lá existia cujo nome era Betesda. Naquele local estava uma grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados que aguardavam o mover das águas por um anjo e, segundo o relato, aquele que primeiro descesse depois do movimento das águas era curado de qualquer enfermidade. Estava ali um homem que estava enfermo havia trinta e oito anos. O Senhor Jesus vendo que estava deitado e sabendo que ele estava doente há muito tempo perguntou-lhe se queria ficar são. Respondeu então o enfermo que não havia homem nenhum que o colocasse na água quando esta era agitada, mas quando ele ia outro descia antes dele (Jo 05:01-07).

Talvez esse seja o nosso problema, aguardamos a ajuda do ou de algum homem para nos auxiliar. Às vezes esperamos a ajuda daquele parente que estava em uma situação difícil e um dia ajudamos, porém hoje ele não liga para nós, daquele colega de trabalho que quando entrou na empresa era um aprendiz e hoje é o responsável pelo setor e nos despreza, etc.

Ora, não devemos esperar ajuda do homem. Se algum dia ajudamos alguém e isso fica em nosso coração como uma espécie de “dívida” daquela pessoa para conosco, devemos orar ao Senhor para que tire isso e também para que aquela pessoa a cada dia mais seja próspera e abençoada. O nosso socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra (Sl 121:02).

O Senhor Jesus disse então àquele homem que levantasse, tomasse o leito e andasse. E logo ele ficou são e assim o fez sendo aquele dia sábado (Jo 05:08-09). Essa é a ordem do Senhor para a nossa vida. Devemos nos levantar, logo e sem questionar a ordem dEle, como fez aquele homem, e seguir o nosso caminho. Sábado era o dia de descanso para os Judeus. Sempre devemos estar no descanso do Senhor e confiar que Ele está lutando por nós. 

O rei Jeosafá, quando estava em guerra contra os amonitas, buscou a Deus e, quando todo Judá estava em pé diante do Senhor, o Espírito do Senhor veio sobre eles e disse através de um deles para não temerem a grande multidão, pois a peleja não era deles e sim do Senhor. Então eles desceram contra os amonitas e naquela batalha não tiveram que pelejar, ficaram parados e não deveriam temer, pois o Senhor era com eles (II Cr 20:13-17).

Da mesma forma que o Senhor foi com Jeosafá será conosco, Ele batalhará por nós e não precisaremos pelejar, ou seja, ficaremos no sábado, no descanso do Senhor assim como os habitantes de Judá. Crendo que no Senhor estaremos seguros.

Os moradores de Judá então saíram vencedores e o rei Jeosafá disse que devemos crer no Senhor nosso Deus e estaremos seguros, e que devemos crer em Seus profetas e prosperaremos (II Cr 20:17-20). 
  
Aquele homem que havia sido curado, então, encontrou judeus que disseram que era dia de sábado e não era lícito levar o leito e questionaram ainda quem o havia curado. O homem não sabia porém quem era, porque Jesus havia se retirado devido a grande multidão que havia no lugar (Jo 05:10-13).

Podemos encontrar em nossas vidas algo semelhante, pessoas que vão perceber o milagre, mas darão maior atenção às legalidades ou fatores externos. Por exemplo, aquele irmão que levava uma vida criminosa e que agora é nova criatura e alguns ainda continuam apontando o dedo, aquele irmão que consumia bebida alcoólica e não mais se embriaga, mas apareceu uma doença hepática e muitos apontam dizendo que aquilo é fruto de seu passado. Oremos ao Senhor para que essas pessoas abram os olhos e vejam a verdadeira e maravilhosa graça do Senhor em nossas vidas.

O homem encontrou então Jesus no templo. O Senhor disse a ele que já estava são e que não pecasse mais, para que algo pior não acontecesse com ele. O homem então foi e anunciou aos judeus que Jesus o curara (Jo 05:14-15).

Devemos sempre ir para o templo, pois é lá que encontraremos Jesus e ao encontrá-lO ele nos ensinará a não mais pecar, para que nada pior aconteça conosco. Então, iremos e anunciaremos através de nossos atos, nossas conversas, nossas ações, testemunhos, etc, que o Senhor Jesus nos curou, libertou, transformou, modificou e tudo mais de bom que Ele fez conosco. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário