Translate

domingo, 30 de outubro de 2011

Vejamos com os olhos do Senhor.


Versículos At 09:01-22 e II Rs 06:11-17.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 29/10/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote, pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém (At 09:01-02 – NVI).

O que acontecia com aqueles que serviam ao Senhor na época de Saulo tem se repetido hoje com muitos que servem a Jesus, entretanto, de uma maneira um pouco diferente. Atualmente, muitos têm sido vítimas da perseguição no ambiente de trabalho, em sua família, em sua roda de amizades, etc, muitas vezes, infelizmente, com a anuência dos pais, dos cônjuges, dos amigos mais próximos, do chefe, dentre outros, afinal, toda aquela família tem tradição em uma determinada religião ou aquela empresa tem uma “política” de suborno para conseguir algum privilégio. Não devemos nos preocupar com essas atitudes, pois isso nada mais é que uma tentativa do inferno de nos fazer retroceder já que o diabo sabe que onde o Poder de Deus entra em ação, suas obras são rapidamente destruídas.

Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?” Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor?” Ele respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você persegue. Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer". Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos; ouviam a voz mas não viam ninguém (At 09:03-07 – NVI).

Retomando um pouco o entendimento acima, essas mesmas pessoas que nos perseguem, amanhã, podem se tornar uma grande benção para o Evangelho, para outras pessoas e, quem sabe, até para nós mesmos. Jesus quer falar com todos, não só com os salvos, como também com aqueles que não gostam da Palavra, não A conhecem e até A perseguem. Alguns dos que nos acompanham (de perto ou de longe), assim como os homens que viajavam com Saulo, ouvem a Voz de Deus (conhecem algo da Palavra, se emocionam com um hino, gostam da mensagem), porém não O vêem (não observam a manifestação do Senhor em suas vidas). Portanto, não desprezemos alguém que nos persegue por causa de Deus ou diz que não “liga” para Ele, ao contrário, essa pessoa deve ser alvo das nossas orações e petições para que elas ouçam e vejam o Senhor.

Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E eles o levaram pela mão até Damasco. Por três dias ele esteve cego, não comeu nem bebeu (At 09:08-09 – NVI). Mais duas lições muito importantes nós encontramos aqui.

Primeiramente, levaram Saulo pela mão até Damasco. Façamos o mesmo. Levemos as pessoas que não podem ver o Senhor pelas nossas “mãos” (orações, ensinamentos da Palavra, intercessões, etc), até o lugar que (ou quando) o Senhor mandar. Não abandonemos aqueles que não podem ver, pois esses serão alvos fáceis para os inimigos.
Em segundo lugar, Saulo não comeu nem bebeu por três dias. Às vezes, é necessário que alguém jejue (não necessariamente por três dias, afinal cada pessoa é um ser específico e pode ser que alguém agüente mais tempo, outros menos, ou ainda apenas algumas horas, enfim cada organismo tem necessidades diferentes dos outros) para deixar de ter a sua visão em relação aos acontecimentos, para passar a ter a visão de Deus.

A Palavra nos trás uma série de exemplos de pessoas que não observaram a situação pelos olhos humanos, mas através da visão do Senhor, como o rei Davi na batalha contra Golias, que não observou as características físicas do gigante, mas sim sua afronta ao Deus de Israel (I Sm 17), ou ainda Calebe, um dos espias de Moisés, enviado para conhecer a terra que o Senhor daria aos filhos de Israel (Nm 13). Embora a terra fosse habitada por homens de grande estatura, ele se apoiou na Promessa do Senhor, enquanto outros na adversidade que encontrariam.

Mais um exemplo foi o do profeta Eliseu. Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir. E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dota (II Rs 06:11-13).

Um pouco da explicação histórica da passagem. O rei da Síria estava em guerra contra Israel. Entretanto, a cada movimento que ele fazia, os israelitas escapavam de seus ataques. Ele então chamou os seus principais e perguntou quem era o “traidor” que estava a serviço do rei de Israel. Então eles o informaram que não havia traidores, mas sim um profeta, Eliseu, que falava tudo para seu rei. Então o rei da Síria mandou trazê-lo.

Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade. E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu (II Rs 06:14-17).

O servo do profeta, analisou a situação com sob o ponto de vista humano, e quantas vezes não fazemos a mesma coisa? A medicina diz: não há cura, a contabilidade diz: falência, o cônjuge diz: divórcio, a justiça diz: causa perdida e concordamos com essa situação. Não devemos agir dessa forma, mas sim como Eliseu: oremos, peçamos a Deus para abrir nossos olhos para vejamos a multidão de promessas e saídas presentes na Palavra para as nossas adversidades.

E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome (At 09:10-14).

Pode ser que para alguém, dentre nós, o Senhor esteja falando para orar pela mulher (ou homem) que acabou com seu casamento, por aquele(a) que foi responsável por sua demissão, pela pessoa que levantou uma grave calúnia e que tanto mal causou. Não questionemos, Ele é Senhor e nós servos, simplesmente façamos. Não vejamos a situação com os nossos olhos, mas sim como o do Senhor. Ananias quase escorregou em sua missão, o que poderia tê-lo causado uma perda irreparável, ou simplesmente nem sequer ser citado nas escrituras. Façamos diferente.

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco. E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus. E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes? Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo (At 09:15-22).

Novamente retomando, aquela pessoa que tanto nos prejudicou ou tanto mal causou a alguém dentre nós, pode ser uma benção para o Evangelho, para outras pessoas e, quem sabe, até para nós mesmos. Quem sabe se ela também não é um vaso escolhido pelo Senhor para levar uma série de pessoas para a salvação? Caso isso aconteça, teremos a nossa participação nesse processo reconhecida pelo Senhor, assim como Ananias, entretanto, caso isso não se cumpra, por uma falha nossa, também teremos que prestar contas ao Senhor sobre o que fizemos com os talentos que Ele nos entregou (Mt 25:14-30). Lembremos que aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado (Tg 04:17).

Logo, não vejamos as coisas com os nossos olhos, mas com os do Senhor. Caso não estejamos conseguindo, oremos a Ele para que tire as escamas, assim como Saulo, que não nos deixam ter o Seu olhar ou que, assim como o moço de Eliseu, possamos enxergar a multidão de Revelações que nos cercam em Sua Palavra. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário