Translate

domingo, 30 de outubro de 2011

Não saiamos do plano de Deus.


Versículos Gn 12:01-02; 16:01-05; 16; 17:01-04 e Gl 03:13-14.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 28/10/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção (Gn 12:01-02).

A passagem acima é bastante conhecida e estudada, entretanto, o Senhor sempre nos trás novos entendimentos de Sua Palavra. O que o Senhor Deus falou para Abrão, é estendido a todos nós. Se estivermos ouvindo a voz de Deus, assim como fez com o patriarca da Fé, Ele fará de cada um de nós uma grande nação (bênçãos e milagres), contaremos com Sua benção e teremos o nosso nome engrandecido.

Entretanto, Abrão não agiu em tudo conforme a vontade de Deus. Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti (Gn 16:01-05).

Assim como Abrão, muitos não prestam atenção à Voz de Deus. Se voltarmos em Gn 12:02, veremos que o Próprio Senhor Deus disse que faria dele uma grande nação, mas, tomado por um conselho infeliz de sua esposa, Abrão tomou sua serva por mãe de seu filho. Isso acontece quando nós não depositamos totalmente a nossa Fé no Senhor e, para executar o plano que o Senhor colocou em nossos corações, recorremos a outra “fonte” que não a Palavra de Deus, às vezes um conselho de alguém, etc. Ora, não foi o Senhor que elaborou o plano? Então por que buscar maneiras para a execução do mesmo, ao invés de ir consultar o Próprio? Às vezes podemos até agir como Sarai e atribuir a culpa a Deus por “impedir” que prosperemos, que sejamos curados, que o casamento seja restituído. Abrão não prestou atenção à Voz de Deus, deixou-se levar por um conselho equivocado de sua esposa e, por causa disso, a contenda entrou em uma família em que tudo ia bem.

E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael. Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito (Gn 16:16-17:01). Por não fazer tudo conforme as orientações do Senhor, Abrão provou do silêncio do Senhor por treze anos. Pode ser que o mesmo esteja acontecendo conosco: por não executarmos o plano conforme as orientações do Senhor, estamos provando o silêncio de Deus. Isso é coisa muito séria! Fiquemos com os ouvidos bem abertos e atentos àquilo que Deus fala conosco.

Quando o Senhor voltou a falar com Abrão, em outras palavras, Ele falava: “Abrão, enquanto você não fizer conforme as minhas orientações, não poderei cumprir em sua vida aquilo que planejei. Ande em minha presença e seja perfeito (deixe-me ser Deus na sua vida, pois sendo imperfeito nada poderei fazer)”. O recado está dado para quem precisava saber disso!

E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto (Gn 17:02-05). Isso precisa acontecer comigo e com você também, mas para que isso venha a se tornar uma realidade, o mesmo que o Senhor disse a Abrão é valido para nós: andemos na Sua Presença e sejamos perfeitos.

Agindo dessa forma, teremos a mesma aliança que havia entre Abrão e o Senhor, e Ele poderá operar o mesmo em nossas vidas, afinal, Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro". Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé (Gl 03:13-14 – NVI).

Antes do Senhor Jesus, a Lei dizia que para todo aquele que houvesse pecado, digno de juízo de morte, teria que pagar pelo seu erro sendo pendurado no madeiro (Dt 21:22-23), ou seja, havia uma punição, mas, com a vida de Jesus Cristo, agora existe o perdão, pois Ele se fez maldição em nosso lugar, para que a benção de Abraão, aquela que acabamos de ver acima, chegasse também aos gentios (todos que não nascemos judeus, o povo escolhido do Senhor, mas que somos filhos por adoção através do Amor imensurável que o Senhor sente por cada um de nós), para que recebêssemos a promessa do Espírito (Santo) por meio da Fé, Oh Aleluia!

Portanto, não saiamos do plano do Senhor para as nossas vidas. Também não caiamos na armadilha que o inimigo monta e pega alguns “desavisados”, de que, no nosso caso, o Senhor abre uma exceção para que o plano esteja em desacordo com a Palavra. Fujamos disso! O Senhor jamais fará algo que esteja em desarmonia com a Sua Palavra. Caso o nosso plano assim esteja, devemos abortá-lo. Temos que ter em mente que o plano de Deus para cada um de nós é o melhor que poderia acontecer, pois Ele nos ama e quer somente o nosso melhor. Que o Senhor fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário