Translate

domingo, 16 de outubro de 2011

Nova maneira de viver.


Versículos Ef 04:22-26 e Hb 11:23-28.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 14/10/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos (Ef 04:22 – NVI).

A natureza humana é naturalmente corrompida e sempre tende a se “alegrar” através de desejos enganosos (aqueles que trazem uma falsa e momentânea sensação de euforia, felicidade, auto-estima, lucratividade, etc) desde o pecado original. Entretanto, aqueles que são do Senhor são diferentes, tendo em vista que o velho homem (aquele que andava em trevas, em pecados, que não suportava uma afronta, que era “pavio curto”, etc) não mais existe, haja vista que, através da Palavra somos ensinados a nos despirmos dele e abandoná-lo. Infelizmente, porém, para algumas pessoas os desejos enganosos fazem parte de suas vidas e estas não conseguem largá-los.

Para alguns o problema é, por exemplo, não conseguir esquecer uma mágoa, um ódio, uma humilhação. Existe um ditado no mundo que fala que “aquele que bate esquece, mas aquele que apanha não”, mas o Filho de Deus esquece. Ora, uma vez que o velho homem foi descartado, o novo homem faz tudo o que o Senhor manda, e Ele diz claramente para amar os nossos inimigos, bendizer os que nos maldizem, fazer o bem aos que nos odeiam, e orar pelos que nos maltratam e nos perseguem; para que sejamos filhos do nosso Pai que está nos céus (Mt 05:44).

Para outras pessoas, o problema refere-se em não abandonar um emprego rentável, uma posição social de destaque. Ora, absolutamente não é errado possuir uma ocupação que gere um bom salário, ou destaque na carreira, ao contrário, o Senhor nos quer prósperos, mas pode ser que para alguém, especificamente, essa aparente “prosperidade” seja algo que esteja atrapalhando a sua comunhão com o Senhor. Para exemplificar a situação, vamos ver um pouco mais da história de Moisés.

Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei (Hb 11:23). Como a maioria de nós sabe, Moisés nasceu em uma época em que havia uma ordem do faraó para que toadas as crianças hebréias do sexo masculino fossem mortas. Ao saber disso, sua mãe fez um barco e o colocou para descer rio abaixo. A filha do faraó, que se banhava no rio, viu o bebê e o adotou.

Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo (Hb 11:24-25 – NVI). Moisés era o “neto” do faraó e como tal, muito provavelmente, gozava de todos os privilégios inerentes à família real do Egito, entretanto, ao descobrir sua verdadeira origem, preferiu ser maltratado com os hebreus a desfrutar dos pecados.

Pode ser que isso esteja acontecendo com alguém entre nós. Por medo de perder a sua posição social, seu casamento, seu lucro, a pessoa prefere permanecer nos pecados do Egito a ser “maltratado” junto ao povo de Deus. Que pena! Mal sabem esses que se encontram nessa situação que o Senhor tem muito mais do que um simples lucro financeiro, uma paixão amorosa, uma posição de destaque.

Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa (Hb 11:26 – NVI). Deus tem uma recompensa muito maior que qualquer riqueza para todos nós que é a salvação eterna. Por causa de um simples prazer sujo ou o medo de perder nosso status social, poderemos perder a nossa moradia, no céu, para o resto da eternidade.

Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível. Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas (Hb 11:27-28 – NVI). Não há porque temer o inimigo, por mais que ele tente nos amedrontar, por mais poderoso que ele aparente ser, devemos crer naquele que é Invisível e combate as nossas batalhas, celebrando a Páscoa (período de comunhão e Presença do Senhor em que se comemora a saída do Egito, da opressão, das mãos do inimigo), com a aspersão do Sangue de Jesus em nossas vidas, oh Aleluia!

E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade (Ef 04:23-24). Essa é nova maneira em que temos que viver, com o Espírito Santo de Deus que se renova em nossas mentes, revestidos do novo homem que só pode existir na presença da justiça e da santidade.

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros (Ef 04:25). A mentira é algo que tira totalmente a Presença de Deus de nós, pois ela é cria do diabo, que é o pai da mentira (Jo 08:44) e não pode haver comunhão entre a Luz e as trevas (II Co 06:14). Portanto, a mentira é algo que se deve ser radicalmente tirada de nossas vidas, só assim o Senhor se fará presente em nossas vidas.

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira (Ef 04:26). Se alguém entre nós está em alguma das situações acima, ou em outras que o Senhor toca no coração e que estejam atrapalhando Sua manifestação, não deixemos para amanhã. Entremos seriamente diante do Senhor, peçamos perdão pelos nossos pecados e abandonemos tais práticas. Por mais difícil que aparentemente seja abandoná-las, com Jesus tranqüilamente conseguiremos, pois Ele diz que: "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” (Jo 15:05 – NVI). Não deixemos para amanhã para tomarmos posse da nossa nova maneira de viver.

Irmãos, eu tenho que confessar que essa foi uma das mais truncadas mensagens que já tentei redigir, mas tenho certeza que o Senhor alcançou, através dela, quem precisava dessa Palavra. Peço perdão, caso ela esteja meio “sem nexo” mas eu sou muito limitado. Eu apenas escrevo, mas que fala é o Senhor e eu creio que o recado foi dado. Que Ele fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário