Translate

domingo, 9 de outubro de 2011

Tiremos o anátema para Deus operar.


Versículos: Js 07:01-13.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 17/04/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Acã pecou ao pegar algo que Deus proibiu e por causa disso, todo Israel pagou um alto preço. Quando partiram para a batalha contra a pequena cidade de Ai, eles foram derrotados, tiveram alguns de seus foram feridos e o coração do povo derreteu como água (Js 07:01-06).   

Muitas vezes fazemos como Acã, caímos em transgressão e quando partimos para a batalha contra um inimigo que julgamos ser pequeno, voltamos derrotados e a fé “amolece” em nosso coração.

Por causa do pecado de uma única pessoa, todo o Israel padeceu. Nós somos um ser composto por corpo, espírito e mente. Se uma única parte estiver com problema, todas as outras padecerão.

Após a derrota, Josué rasgou suas vestes, prostrou-se junto com os anciãos diante de Deus por um bom tempo e O questionou os motivos daquele fato ter ocorrido, chegando a indagá-lO se não era melhor não ter passado o Jordão para perecerem nas mãos dos amorreus (Js 07:07-09).

Ao não conseguirmos uma determinada vitória, também podemos entrar diante de Deus e falar uma série de bobagens e até questionar se não era melhor termos ficado em uma situação anterior, um lugar, emprego ou relacionamento, por exemplo. Ora, se Deus nos colocou em um determinado lugar ou convívio social é porque aquela situação é a melhor para nós. Josué não deveria questionar se era melhor estar do outro lado do Jordão, afinal quem mandou que eles o atravessassem foi o Senhor.

O Senhor disse então a Josué para levantar e o questionou do porquê ele estava prostrado sobre o seu rosto (Js 07:10). Mais uma lição para nós, o Senhor fala quando estamos em pé, levantados. Prostrados diante de qualquer situação que esteja fora da Palavra do Senhor só haverá silêncio.

O Senhor mostrou a Josué que o povo de Israel tinha pecado, transgredido sua aliança, mentido e furtado, por causa disso não poderia se sustentar diante de seus inimigos, que estava amaldiçoado e que Ele não seria mais com Israel até que o anátema fosse desarraigado do meio deles (Js 07:11-12).

É o que ocorre com nossas vidas também, enquanto não tiramos o anátema – uma paixão proibida, uma desonestidade, um ódio de alguém, uma prática que aos olhos de todos é dita como normal só que é errada aos olhos de Deus, etc – de nosso meio, o Senhor não pode operar e nos auxiliar diante de nenhuma batalha. Às vezes, nós não estamos vendo o anátema, como Josué não via, ou não julgamos que aquilo o é, mas precisamos orar ao Senhor e pedir que Ele nos mostre onde está e que nos limpe completamente.

O Senhor mandou que Josué santificasse o povo e tirasse o anátema do meio deles (Js 07:13) e o recado é o mesmo para todos nós. Precisamos nos santificar e pedir auxílio ao Senhor para tirar todo o anátema que existe em nós. Só assim Ele poderá ser conosco em qualquer batalha, seja contra uma grande Jericó ou contra uma pequena Ai. Amém Senhor Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário