Translate

domingo, 2 de outubro de 2011

Deus quer nos dar a pedra branca – 1º.


Versículos Sl 32:02-05, Pv 12:17; 16:06, Is 38:01-06; 59:01, Jo 09:31, I Jo 01:09 e Ap 02:17
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 30/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado (Sl 35:03-05 – NVI).

Definitivamente, enquanto houver pecados em nossas vidas, a Palavra do Senhor diz que Ele não nos ouvirá, mas ouve ao homem que O teme e pratica a Sua vontade (Jo 09:31 – NVI). Davi disse que seu corpo definhava de tanto gemer e assim acontece com muitos de nós. Absolutamente nada dá certo, caímos seguidamente em tentações e “gememos” em qualquer situação, afinal a mão do Senhor pesa sobre nós, pois, Ele não pode compactuar com nada que esteja em desacordo com Sua Palavra.

Só existe uma maneira para que o Senhor estenda a Sua mão sobre nós para nos defender: assim como Davi, nós devemos confessar todos os nossos pecados (tudo e não apenas um pedaço, metade ou três terços), enfim, toda a verdade diante do Senhor e abandoná-los, assim seremos purificados pelo Senhor, afinal, O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano (Pv 12:17).

Uma vez confessado de todo o coração o pecado, ainda que o inimigo tente novamente nos atacar com suas tentações, não iremos sucumbir às suas investidas, já que pecado confessado é pecado esquecido pelo Senhor, assim sendo, não havendo mais o que ser confessado, não há mais nenhum elo de ligação nosso com o diabo, mas sim com Deus, pois pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado (Pv 16:06), ou seja, ao invés de cairmos nas armadilhas preparadas contra nós, seremos capazes de resistir a elas.

Muitos de nós podemos pensar que jamais teremos perdão de Deus porque os nossos pecados são “muito grandes”, “muito graves”, então, por causa deles, jamais seremos perdoados. O Senhor sabe de absolutamente tudo a nosso respeito, as nossas falhas, erros e equívocos, portanto, não importa se cometemos um “pecadinho” ou um “pecadão”, eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir (Is 59:01). Ele é Deus, não importa a gravidade do erro cometido, se for verdadeiramente confessado, Ele tem o perdão para nos dar, uma vez que se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (I Jo 01:09).

A passagem ocorrida com o rei Ezequias nos trás uma série de ensinamentos que devemos estudar a esse respeito. Naqueles dias Ezequias ficou doente, à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará" (Is 38:01 – NVI). Assim como o rei, muitos podemos estar arrumando as nossas casas (corações) porque a morte (física ou espiritual) é algo fadado a ocorrer.

Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: "Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera, e tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente (Is 38:02-03 – NVI). Ora, façamos como Ezequias que verdadeiramente abriu seu coração ao Senhor (afinal chorou amargamente) e conversemos com o Senhor, pois a oração não é um monólogo, mas sim um diálogo. A única ressalva que pode ser feita a Ezequias é que ele começou a “lembrar” a Deus daquilo que fazia. Será que Deus não sabia? Obviamente que sim, mas, no nosso caso (em relação ao pecado), não há a necessidade de lembrar ao Senhor de nossas “qualidades”, mas sim confessarmos os nossos erros e ponto final, sem culpar quem quer que seja por nossas atitudes erradas. Fizemos algo que desagrada ao Senhor e ponto. Assumamos aquilo que fazemos, como homens ou mulheres de Deus.

Então a palavra do Senhor veio a Isaías: "Vá dizer a Ezequias: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de seu antepassado Davi: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida. E eu livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria. Eu defenderei esta cidade’” (Is 38:04-06 – NVI). Como já dissemos, a oração não é um monólogo, mas sim um diálogo, onde conversamos com o Senhor e Ele conosco. Mas como Ele fala? Através de uma mensagem, nos lembrando de uma passagem da Palavra, através de um louvor, etc. Portanto, se estivermos em pecado, confessarmos a Ele toda a verdade, Ele nos mandará a resposta aos nossos problemas, nos livrará deles e nos protegerá, assim como fez com Ezequias e a cidade.

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe (Ap 02:17 – NVI). Na Grécia antiga, na igreja de Pérgamo, ao ser julgado, caso a pessoa recebesse a pedra preta, ela era considerada culpada, mas caso recebesse a pedra branca, era considerada inocente. Hoje o Senhor quer nos dar a pedra branca. Basta confessarmos a Ele, pedirmos Seu perdão (e a quem ofendemos, se necessário) e abandonar os nossos pecados para que passemos a ser inocentes. Esse é o momento. Não desperdicemos essa oportunidade, pois pode ser a última para alguns de nós. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário