Translate

domingo, 15 de julho de 2012

Falar, pensar e agir conforme a Palavra de Deus.


Versículos Js 01:01-09; At 16:31; Sl 39:01; Sl 141:03; Ec 05:06a; Mt 12:37.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 11/09/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel (Js 01:01-02).

O servo de Deus que guiava os israelitas para a terra prometida estava morto e, quando isso acontece, de nada adianta as súplicas ou a nossa Fé naqueles que já não fazem mais parte deste mundo. Com a morte, o nosso ciclo na Terra é terminado. Talvez, alguns de nós estejamos passando por essa fase, aqueles que nos levaram a Cristo, nos ensinaram tudo, já partiram para eternidade, então ficamos chateados e com a sensação que, a partir de agora, estamos “órfãos” na busca pelo Reino dos Céus, mas esse recado é entregue: levanta-te e passe esse Jordão.

Esse recado é tão importante que ele não é individual, mas extensivo a todo o povo que está à nossa volta, ou seja, a nossa família, uma vez que a Palavra de Deus é muito clara onde nos diz para crer no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (At 16:31). Ele ainda termina nos mandando guiá-los à terra dos filhos de Israel, à terra da promessa.

O Senhor então, continuou falando a Josué que todo o lugar que eles botassem as plantas dos pés Ele os daria, desde o Líbano até o rio Eufrates e que ninguém os poderia resistir, todos os dias da vida; como Foi com Moisés, assim Seria com ele; não o deixaria nem o desampararia (Js 01:01-05). Conosco será o mesmo, onde botarmos as plantas dos pés (trabalho, casa, família de um ente, vizinhança, amigos) Ele nos dará, não importa quão longe estejam as realidades (a riqueza do Egito ou a imensidão árida do Líbano), nenhum mal resistirá e assim como Ele foi com Moisés e Josué, será conosco, nunca nos desamparará e jamais nos deixará.

Mas para que isso aconteça, a revelação dada a Josué deve também ser seguida por nós: devemos nos esforçar e ter bom ânimo; porque faremos ao povo que Ele nos deu, herdar a terra que Ele jurou dar aos pais dos israelitas (a terra da promessa). Tão-somente devemos nos esforçar e ter mui bom ânimo, para que tenhamos o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés nos ordenou (que ali representava a Deus, visto que a lei foi entregue através dele); dela não devemos desviar, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente Ele nos conduza por onde quer que andemos (Js 01:06-07). Para que isso ocorra, devemos ter em mente que não podemos nos desviar da Palavra de Deus, sem Ela, estamos fora da proteção do Senhor, portanto, não apartemos da nossa boca o livro da Lei de Deus; antes meditemos nele dia e noite, para que tenhamos cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito (Js 01:08).

Precisamos tomar cuidado com o que falamos. O rei Davi disse: “Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim (Sl 39:01)”. Uma palavra nossa empregada de maneira errada, ou mal colocada, pode ser a porta que o diabo pode estar esperando para entrar em nossas vidas, então, novamente devemos fazer como Davi e pedir ao Senhor que coloque uma guarda à nossa boca e para guardar a porta dos meus lábios (Sl 141:03). Não devemos consistir que a nossa boca faça pecar a nossa carne (Ef 05:06a), portanto precisamos limpar os nossos corações de tudo aquilo que não está de acordo com a Palavra de Deus, pois a boca fala daquilo que o coração está cheio (Mt 12:34b e Lc 06:45b) e porque por nossas palavras seremos justificados, e por nossas palavras seremos condenados (Mt 12:37).

Mais um segredo fundamental para a nossa vida: andemos (não apartemos da nossa boca o livro da Lei de Deus), pensemos (antes meditemos nele dia e noite) e ajamos (para que tenhamos cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito) conforme a Palavra de Deus. Agora, não esqueçamos da ordem que o Senhor Deus deu a Josué: “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Is 01:09). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário