Translate

domingo, 15 de julho de 2012

Redes cheias ou vazias?


Versículos Lc 05:01-10.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 13/07/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo (Lc 05:01-03 – NVI).

Ás vezes é necessário que nos afastemos um pouco da multidão (amigos que ainda não são de Jesus, da família que ainda não está sobre a Luz do Senhor e por isso nos persegue, daqueles colegas escarnecedores do nosso trabalho, etc) para ouvirmos a Palavra de Deus. Obviamente que não é para abandonarmos essas pessoas, mas nos afastarmos um pouco, ficarmos um pouco mais reclusos em nossos aprendizados com o Senhor Jesus, afinal, assim como no barco daqueles pescadores, Ele está nos nossos barcos (nossas vidas) para nos ensinar algo de Deus sempre. Mais à frente nós veremos o momento certo de voltarmos a essas pessoas.

E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede (Lc 05:04-05).

Esses versículos retratam algo que pode estar ocorrendo com muitos dentre nós, pois trabalhamos a noite toda e nada apanhamos, buscamos a conversão de nossas famílias e ela não está ocorrendo, temos orado para a cura de alguma enfermidade e ela não tem chegado, o casamento não está se restaurando, o filho não abandona as drogas, o homossexualismo está presente em nossas casas, a saúde financeira da empresa não melhora, etc. Então, assim como os pescadores, estamos lavando as nossas redes, ou seja, simplesmente deixamos essas batalhas de lado e nos conformamos com a situação.

Porém, Simão Pedro nos ensina algo que, talvez, esteja faltando para nós: “sobre a tua palavra, lançarei a rede”. Estamos lançando a nossa rede porque Jesus está nos mandando, sobre a Palavra dEle, ou estamos “jogando por jogar”, esperando que “algo diferente” aconteça? Ora, todos sabemos que, se não for através daquilo que a Palavra nos ensina e debaixo da autoridade de Jesus Cristo, podemos orar, jejuar, clamar, buscar, por dias, meses, anos e nada vai acontecer. O entendimento da Palavra é fundamental para o Poder de Deus entrar em ação, pois o Senhor fala conosco através de Sua Palavra.

E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede (Lc 05:06). Pedro fez conforme as ordens de Jesus e obteve como resultado uma grande fartura de peixes. Por que conosco seria diferente? Obviamente que não será.

E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique (Lc 05:07). Um pouco mais acima, vimos que há um momento certo de voltarmos àqueles que, temporariamente, devemos nos afastar e o momento é esse: quando nossa rede estiver cheia.

Contar às pessoas as passagens ocorridas com as pessoas da Bíblia (Abraão, Isaque, Jacó, José, Daniel, Davi, Noemi, Sadraque, Mesaque, Abede-Nego, Eliseu, Josué, João Batista, Pedro, Tiago, Paulo, e tantos outros), certamente, é muito importante para o conhecimento, o despertar e a fundamentação da Fé, pois são a prova de como Deus pode se manifestar na vida daqueles que estão sobre a Sua benção, porém, contar às pessoas aquilo que o Senhor fez conosco é diferente, temos mais entusiasmo, afinal, vivenciamos aquele fato.

Quando as nossas redes estiverem cheias de testemunhos, os frutos daquilo que a nossa Fé e obediência ao Senhor resultaram, é o momento certo de voltarmos àqueles que nos afastamos, pois eles enxergarão o que o Senhor Deus pode fazer na vida de Seus filhos, uma vez que eles conheceram quem era o velho homem e notarão a diferença em relação ao novo homem.

E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens (Lc 05:08-10).

Infelizmente, o número de pessoas que são levadas a Cristo por outros Cristãos é muito baixo. A imensa maioria vai ao Senhor Jesus devido a uma série de problemas que estejam enfrentando. Entretanto, a nossa transformação, o nosso testemunho, nos gabarita, assim como Pedro, a nos tornarmos pescadores de homens. A nossa experiência com Deus nos capacita a termos argumentos, a sermos testemunhas vivas de que o Senhor cura, liberta, transforma, modifica, perdoa o pecador, etc. Dessa forma, muitas pessoas poderão ir a Cristo, converterem-se, tendo como exemplo o que aconteceu conosco.

Como estão as nossas redes: cheias ou vazias? Sendo lavadas, pois não pescamos nada, ou “explodindo” de tantos peixes? As pessoas olham para nós e enxergam uma pessoa transformada por Deus, ou alguém, assim como tantos outros, “sem nada” para acrescentar? Busquemos ao Senhor para que as nossas redes sejam sempre transbordantes, Em Nome de Jesus. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário