Translate

domingo, 1 de julho de 2012

Não adianta levantarmos cedo.


Versículos II Rs 06:13-18; 24:18-19; 25:01-05; Sl 34:07; 127:01-02a.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 29/06/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada (Sl 127:01-02a).

De nada vai adiantar o nosso esforço em qualquer empreitada (vida financeira, cura de uma doença, etc) que entrarmos se o Senhor não estiver ao nosso lado. Nem mesmo levantar de madrugada, cedo, para que o nosso esforço seja colocado em prática, ou ainda, para escapar de nosso adversário, terá qualquer êxito.

A Palavra do Senhor nos trás um exemplo disso ocorrido como rei Zedequias. E sucedeu que, no nono ano do seu reinado, no mês décimo, aos dez do mês, Nabucodonosor, rei de babilônia, veio contra Jerusalém, ele e todo o seu exército, e se acampou contra ela, e levantaram contra ela trincheiras em redor. E a cidade foi sitiada até ao undécimo ano do rei Zedequias. Aos nove do mês quarto, quando a cidade se via apertada pela fome, nem havia pão para o povo da terra, então a cidade foi invadida, e todos os homens de guerra fugiram de noite pelo caminho da porta, entre os dois muros que estavam junto ao jardim do rei (porque os caldeus estavam contra a cidade em redor), e o rei se foi pelo caminho da campina (II Rs 25:01-04).

Se prestarmos atenção à passagem veremos que, ao ter sua cidade invadida pelos babilônicos, o rei e todos os seus homens de guerra fugiram de noite, ou seja, quando as trevas (escuridão) tomam conta de tudo. E o que aconteceu com o rei? Porém o exército dos caldeus perseguiu o rei, e o alcançou nas campinas de Jericó; e todo o seu exército se dispersou (II Rs 25:05). Ou seja, de nada adiantou saírem cedo, no meio da escuridão, para escaparem dos inimigos, pois eles os alcançaram e, se seguirmos a leitura da Palavra, veremos que o rei foi barbarizado por eles.

Infelizmente, muitos de nós temos procurado escapar das armadilhas do inimigo em meio a escuridão. Alguém pode estar dizendo: “Imagine, pois eu nunca buscaria a saída dos meus problemas nas trevas. Isso é um absurdo!”, mas estamos sim. O Santo Livro é muito claro e diz que lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e Luz para o meu caminho (Sl 119:105). Todas as vezes que deixamos a Palavra de lado e buscamos as saídas para as nossas adversidades em outros lugares que não Ela, estamos em trevas, fora da Luz do Senhor.

Se voltarmos um pouco na passagem com o rei, veremos o motivo para que ele fosse capturado por seus adversários. Zedequias tinha vinte e um anos de idade quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Hamutal, filha de Jeremias; ela era de Libna. Ele fez o que o Senhor reprova, tal como fizera Jeoaquim (II Rs 24:18-19 – NVI). Eis o motivo para que o Senhor não pudesse protegê-lo: o fato dele estar em desacordo com a Palavra e as ordenanças do Senhor.

Meu irmão e minha irmã, longe da Palavra do Senhor nós somente encontraremos destruição, desolação e tristeza. Ainda que os resultados iniciais pareçam bons, o resultado final será a perdição eterna, o choro e o ranger de dentes. Fora da Palavra, não há compromisso nosso com o Senhor Deus e, consequentemente, não há como Ele nos proteger ou nos auxiliar naquilo que estamos edificando, afinal, o anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra (Sl 34:07 – NVI). Como Zedequias fez o que era errado aos olhos do Senhor, não houve proteção para ele.

Em compensação, vejamos agora o exemplo de um homem que possuía sua vida fundamentada na Palavra, o profeta Eliseu. O rei da Síria estava em guerra contra Israel. Para isso, ele montava acampamentos no caminho que deveria passar o rei de Israel, mas Eliseu, através da divina revelação, o alertava e o fazia escapar das armadilhas. O rei da Síria, então, convocou todos os seus conselheiros e quis saber quem era o traidor que avisava o rei de Israel de suas manobras militares. Os conselheiros disseram que não era nenhum deles, mas um profeta de Israel que revelava ao seu rei tudo aquilo que o sírio dizia, até mesmo em seu quarto.

E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã. Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade. E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. E, como desceram a ele, Eliseu orou ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu (II Rs 06:13-18).

Observamos que nessa passagem o servo de Eliseu também levantou cedo e viu a adversidade diante deles. Então qual é a diferença? Diferentemente de Zedequias, Eliseu tinha sua vida galgada no Senhor e fazia o que era certo aos Seus olhos e, como consequência, o Exército do Senhor estava ao seu lado e pronto para combater com ele.

E conosco? O Exército do Senhor está ao nosso lado para nos defender, ou estamos com o exército disperso igual a Zedequias? Sem o Senhor ao nosso lado, não importa o esforço que estejamos fazendo ou quão cedo levantemos para escapar do inimigo. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Eu sou muito limitado. Que o Senhor fala mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário