Translate

domingo, 22 de julho de 2012

Nunca nos cansemos da Palavra de Deus.


Versículos: Jo 08:12; Lc 04:16-21; At 20:07-09 e Na 02:01.
Pregador: Pr. Josias Cruz
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 17/09/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Falou-lhes, pois Jesus outra vez dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida (Jo 08:12).

Algumas vezes quando estamos na Igreja, o pregador pode falar uma Palavra que já sabemos de cor ou ele já a tenha pregado diversas vezes. Então, podemos dizer: “Outra vez a mesma mensagem?” ou “Será que ele não sabe pregar outra coisa?”

Se aquela Palavra estiver sendo pregada pela enésima vez, nEla haverá uma nova Revelação para cada um de nós. O Senhor pode mandar o pregador entregar aquela Palavra novamente porque, talvez, das outras vezes nós não tenhamos dado a devida atenção a ela, ou uma pessoa nova convertida precise ouvir aquilo pela primeira vez para mudar a vida dela. O versículo nos ensina, Jesus falou novamente. Ele quer falar novamente com cada um de nós, seja devido à nossa falta de atenção, seja devido a uma nova Revelação para nos levar à salvação eterna.

O Senhor Jesus, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler (Lc 04:16). A pior coisa que pode acontecer conosco é que a ida à Igreja, a leitura bíblica e tudo aquilo que se refere a Deus torne-se, assim como para os judeus que estavam na sinagoga, um costume, uma obrigação, uma rotina, algo para simplesmente constar em nossas vidas. Temos manter as coisas de Deus em nossas vidas como algo fundamental para nossa sobrevivência, como o alimento, e com o mesmo amor e afinco que tínhamos ao ouvir a Palavra de Deus pela primeira vez, no primeiro amor.

Então, deram a Jesus o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor”. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele (Lc 04:17-20). Talvez, os judeus que estavam na sinagoga estivessem ouvindo aquilo pela milésima vez e então aguardavam dEle alguma “nova” explicação daquelas palavras.

Então o Senhor Jesus começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos (Lc 04:21). Sabemos hoje que o Senhor leu a eles Is 61, que havia sido escrito aproximadamente 700 anos antes daquele dia, porém aquilo que lá estava levou todo este tempo para ser cumprido naquelas vidas. Aquela passagem pode ter sido lida diversas vezes, mas alguém pode não ter dado a ela a devida atenção, o devido respeito, tê-la posto em prática, etc, logo ela só se cumpriu quando todos entenderam o recado entregue por Jesus.

O apóstolo Paulo estava em Trôade e no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite e havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos (At 20:07-08).

Paulo ficou pregando a Palavra de Deus até a meia noite, ou seja, estendeu o recado de Deus até àquela hora e não por um momento único, e havia muitas luzes no cenáculo (onde a Palavra é pregada, lida, sempre há a luz do Senhor presente). E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto (At 20:09).

Quando a Palavra de Deus nos der sono, virar rotina, ser mais uma obrigação em nossas vidas, estaremos espiritualmente mortos, sem a proteção Divina e então ao alcance do diabo. Sem as revelações da Palavra estaremos desarmados, desamparados e sem poder. Então prestemos atenção, pois o destruidor subiu contra nós. Devemos guardar a fortaleza, vigiar o caminho, fortalecer os lombos, reforçar muito o nosso poder (Na 02:01).

Não reclamemos nunca sobre a aparente repetição da Palavra de Deus, Ela é a voz do Senhor nos dando um recado que precisamos ouvir para alguma situação das nossas vidas. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário